PROFISSÃO NA OFS – BERNARDETE SOUSA
Profissão da Irmã Maria Bernardete de Sousa Marques na fraternidade da Ordem de Terceira de São Francisco da cidade, em Lisboa
No passado sábado, dia 12 de junho, Dia do Imaculado Coração de Maria e véspera da Solenidade de Santo António, em Lisboa, na Igreja do Seminário Franciscano da Luz, pelas 11.00 horas, deu-se início à Eucaristia solene onde fez a sua Profissão Religiosa a Irmã Maria Bernardete de Sousa Marques, na Fraternidade da Ordem de Terceira de São Francisco da Cidade, em Lisboa.
A Eucaristia foi presidida pelo Assistente da Fraternidade, Frei Albertino Rodrigues OFM, e com a presença de um grande número de irmãos e alguns amigos.
Com a ajuda do canto e da viola e cânticos preparados pela Irmã Maria de Jesus Fraga todos os irmãos cantaram durante a Eucaristia, abrilhantando assim este momento tão solene na vida da professanda, como de toda a Fraternidade e por esta de toda a ordem Franciscana Secular.
A irmã Bernadete esteve cerca de um ano e meio em formação inicial, tendo neste ano pastoral participado também das formações de toda a Fraternidade apresentadas via plataforma digital, por causa da pandemia, a Fraternidade achou por bem que os Irmãos formandos pudessem também participar.
Também na vida da fraternidade, sobretudo nos momentos celebrativos, nas Eucaristias entre outros.
A irmã Bernardete, além de ter sido sempre uma presença constante, foi sempre uma grande incentivadora, junto de funcionários e colaboradores do Hospital da Ordem Terceira Chiado, sobretudo no Instituto de Oftalmologia, onde ela é Gestora de Serviços Administrativos desde 2004.
Tendo manifestado o desejo de Professar na Fraternidade e na Ordem Franciscana Secular, o Conselho da Fraternidade, com o testemunho favorável do Mestre de formação, Irmão António Ramos, e do Assistente Frei Albertino Rodrigues, decidiu aceitar e colher, ainda este ano, o pedido manifestado desta irmã, conferindo-lhe, em nome da Igreja e da Ordem, a Profissão Religiosa para a qual se vinha a preparar e que tanto desejou.
Na Eucaristia, na Igreja no Seminário Franciscano da Luz, logo no início, o Mestre da Formação, fez a apresentação da candidata à Profissão, termos próprios das Constituições Gerais da Ordem Franciscana Secular.
Depois de proclamado o Evangelho, o Ministro da Fraternidade e o Assistente, em diálogo com a Professanda, colocaram a questão sobre o que é que ela pedia à Igreja e à ordem Franciscana Secular, como previsto nas Constituições Gerais da OFS. Depois manifestada a sua vontade de professar, todos voltaram ao lugar e o Frei Albertino continuou com a homilia apropriada aos textos da Liturgia do dia recordando que estávamos a celebrar a Eucaristia do Imaculado Coração de Maria e fazendo ligação à Vocação e Missão dos Franciscanos Seculares.
Terminada a homilia, foi então o momento mais solene da Profissão Religiosa da Irmã Bernardete que escolheu, como é tradição e uso, dois Irmãos, ao jeito de padrinhos, para suas testemunhas: a Irmã Maria da Cruz e o Irmão António Maria Baião, que se colocaram ao seu lado no momento solene da Profissão. A este momento presidiram o Ministro da Fraternidade e o Assistente.
Eis o texto da profissão feita pela nossa irmã: “Eu, Maria Bernardete Marques de Sousa, para corresponder à graça que o Senhor me concedeu, renovo as minhas promessas do Batismo e consagro-me ao serviço do Seu Reino. Prometo, pois, viver no meu estado secular, por todo o tempo da minha vida o Evangelho de Jesus Cristo, na Ordem Franciscana Secular, observando a sua Regra. A graça do Espírito Santo, a intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria e de São Francisco de Assis e a comunhão fraterna me ajudem sempre, para que consiga a perfeição da caridade cristã”.
O Ministro, em nome de toda a Fraternidade, aceitou a Profissão Religiosa que de seguida o Assistente confirma em nome da Igreja e da Ordem
Terminada a profissão, como por causa da pandemia, não podemos dar abraços, os irmãos deram uma salva de Palmas como saudação e acolhimento, a nova irmã professa.
O Irmão, Ministro da Fraternidade, António Belmar da Costa, entregou à Neo-Professa, os Documentos Legislativos da Ordem Franciscana Secular.
Sobre o altar assinaram-se os documentos próprios e o livro de registos deste momento solene, pela Irmã Neo-Professa, pelo Irmão Ministro e pelo Assistente da fraternidade que, posteriormente fará o registo no livro dos Irmãos.
Para concluir este ritual solene, o Assistente da Fraternidade, fez a bênção de um TAU que impôs solenemente a nova Irmã recordando que o TAU é o símbolo de todos os Franciscano, mas que há uns tempos a esta parte se tornou, de forma especial, o símbolo de todos aqueles que são Irmãos Franciscanos Seculares.
Frei Albertino entregou à Irmã Bernardete, no final deste ritual solene, um diploma assinado por ele mesmo e pelo Ministro da Fraternidade, documento oficial que comprova que neste dia e neste lugar foi feita a Profissão Perpétua na Ordem Franciscana Secular da nossa Irmã Maria Bernardete Sousa.
Todos cantaram alegremente a grande saudação franciscana “Paz e bem”.
A Eucaristia continuou com os ritos normais e com solenidade devida a este dia e ao momento celebrativo. E terminada a eucaristia solene.
No final da Eucaristia, todos os Irmãos presentes e convidados foram almoçar em convívio muito fraterno em um restaurante na zona velha de Carnide onde puderam alegrar-se, celebrar e conviver agora a mesa do almoço.
Depois do almoço, todos os Irmãos regressaram ao Seminário Franciscano da Luz, à sala dos Santos Mártires de Marrocos, no centro do Belíssimo jardim, para dar início ao Capítulo Eletivo da Fraternidade da OFS de São Francisco da Cidade, Capítulo este onde a Irmã Maria Bernardete, Irmã agora já professa tem por dever e direito a estar presente e votar.
À Irmã Maria Bernardete a Fraternidade saúda-a com grande alegria, colocando sempre ao seu dispor todo o cuidado e disponibilidade que a irmã necessitar da nossa parte desejando que se sinta verdadeiramente Irmã no meio de todos e que possa contar com a ação do Espírito Santo, a proteção da Imaculada Conceição, Padroeira desta Fraternidade e Rainha da Ordem Franciscana, do nosso Pai São Francisco, dos Beatos, Luquésio e sua esposa Bonadona, e a ajuda de todos os irmãos.
Que a senhor a abençoe e guarde na perseverança.
Frei Albertino Rodrigues OFM
Assistente da fraternidade.