Assistência Espiritual à OFS S. Francisco da Cidade – Lisboa

Sendo a Ordem Franciscana Secular membro da grande Família fundada pelo Poverello de Assis, e professando o mesmo carisma de viver o Evangelho em Menoridade, desde a sua origem que a Ordem Terceira,hoje Ordem Franciscana Secular, tem a assistência religiosa dos Frades daPrimeira Ordem Franciscana (OFM) ou da Terceira Ordem Regular (TOR). A preocupação permanente de ajudar a viver o carisma franciscano levou a que jamais a Ordem Franciscana se afastasse dos Irmãos Seculares leigos e vice-versa.

Os assistentes têm a missão de zelar de forma idónea e especial para que os Franciscanos Seculares tenham uma boa afinidade com toda a Família Franciscana, com a Igreja Católica e os seus ensinamentos,com cada uma das Instituições Eclesiais ou nos vários níveis da própria OFS:internacional, nacional, regional e local, bem como na comunhão e partilha fraterna com outras fraternidades.

No tocante à assistência religiosa à OFS podemos fundar a sua escolha, nomeação e missão nas Constituições Gerais (CC.GG) da OFS, números 85 a 91, que nos remetem para outros textos legislativos da Igreja e da Ordem.

Vejamos alguns números que nos parece ser importante salientar para melhor compreender a importância desta missão:

CC.GG 85§2 

 “O cuidado espiritual e pastoral da OFS, confiado pela Igreja à Primeira Ordem Franciscana e à TOR, é, antes de tudo, dever dos seus Ministros Gerais e Provinciais. A eles compete o «altius moderamen» de que trata o cânon 303 (do Código de Direito Canónico). O «altius moderamen» tem como objetivo assegurar a fidelidade da OFSao carisma franciscano, a comunhão com a Igreja e a união com a Família Franciscana, valores que representam para os franciscanos seculares um compromisso de vida.” 

CC.GG 89§1-3

  1. “Em virtude da reciprocidade vital entre religiosos e seculares da Família Franciscana e das responsabilidades dos Superiores Maiores, às Fraternidades da OFS em todos os níveis deve ser assegurada a assistência espiritual como elemento fundamental de comunhão.
  2. “O Assistente Espiritual é a pessoa designada pelo Superior maior competente para o desenvolvimento deste serviço a uma determinada Fraternidade da OFS.”
  3. “Para ser testemunha da espiritualidade franciscana e do afeto fraterno dos religiosos aos franciscanos seculares e vínculo de comunhão entre a sua Ordem e a OFS, o AssistenteEspiritual seja um religioso franciscano, pertencente a Primeira Ordem ou a TOR.”

CC.GG 90§1

“É atribuição principal do Assistente comunicar a espiritualidade franciscana e cooperar na formação inicial e permanente dos irmãos.”

CC.GG 91§3

“O superior maior competente, ouvido o Conselho da Fraternidade interessada,nomeia o Assistente de acordo com as presentes Constituições e com o Estatuto da Assistência Espiritual ePastoral da Ordem Franciscana Secular.”

É com esta consciência que esta nossaFraternidade de S. Francisco da Cidade, em Lisboa, procura viver e cooperar neste sentido de zelar pela fidelidade acima referida. Assistir significa acima de tudo estar presente como Irmão entre Irmãos, cooperar no que a legislação permite, acompanhar toda a Fraternidade, a começar pelo Conselho da mesma a que pertence e continuando na pessoa de cada Irmão.

Na nossa Fraternidade procuramos fazer este caminho e partilha de vida cuidando daqueles de quem S. Francisco dizia “O Senhor me deu Irmãos”. A assistência Religiosa à Fraternidade leva, por inerência da ação pastoral e socio-caritativa, a que esta assistência se estenda ao Hospital da Ordem Terceira Chiado bem como à Casa de S. Francisco,espaço ao jeito de um Lar (casa familiar) onde são cuidados e acarinhados alguns Irmãos e Irmãs mais frágeis na sua idade ou saúde.

A presença do Assistente não é de modo algum imposição de fé, sobretudo no Hospital, mas presença e continuidade do cuidado pelos Irmãos ao jeito de Francisco de Assis. Assim, e para cumprir esta missão,ele está presente para acompanhar os Irmãos da Fraternidade, os ajudar a crescer na Fé e na formação Franciscana e Eclesial, para fomentar uma cada vez maior aproximação de cada Irmão a Jesus Cristo, sobretudo no Sacramento da Eucaristia e Reconciliação e ainda em outros momentos de piedade ou devoção salientando os tempos litúrgicos e a devoção a Nossa Senhora, nossa Mãe e Rainha, bem como a devoção aos Santos Franciscanos.

A Fraternidade tem a sua belíssima Capela no segundo andar do Edifício do Hospital, Capela esta sempre aberta para acolher e onde se pode venerar um enorme Crucifixo que testemunhou muitas curas milagrosas nesta cidade de Lisboa. Também nesta Capela se guarda o cadeirão usada pelo Papa João Paulo II, Santo, aquando da sua primeira visita aPortugal, em maio de 1982, cadeirão cedido para o efeito à Fraternidade deSanto António à Sé.

Ao lado da Capela existe um gabinete daAssistência Religiosa para que, todos os que assim o desejarem e dentro do horário previsto, possam encontrar aí o Assistente para conversar, confessar,aconselhar ou simplesmente saudar ao jeito de Paz e Bem!

Que o Senhor vos abençoe e vos guarde!


Frei Albertino da Silva Rodrigues, OFM
[email protected]

Venerável Ordem Terceira

AGENDA DA FRATERNIDADE

Janeiro

01 Janeiro ANIV. - LUIS MANUEL S. DE ALVITO
05 Janeiro Reunião do Conselho
08 Janeiro ANIV. - ANA CRISTINA  SANTOS
16 Janeiro Festa dos Mártires de Marrocos e DIA DA VOCAÇÃO FRANCISCANA 16h30 Missa solene no hotc
21 Janeiro ANIV. - MARIANA A. TORRES ALVES
21 Janeiro 21h00 Reunião da Fraternidade

Fevereiro

02 Fevereiro Reunião do Conselho
06 Fevereiro a 07 Fevereiro Encontro de Formação - Nacional
11 Fevereiro Dia Mundial do Doente
14 Fevereiro 21h00 Reunião da Fraternidade
17 Fevereiro Quarta Feira de Cinzas - Início da Quaresma
28 Fevereiro ANIV. - MARIA MADALENA BOAVISTA

Março

02 Março Reunião do Conselho
11 Março ANIV. - CECÍLIA MARGARIDA O. C. MARTINS
11 Março 21h00 Reunião da Fraternidade
16 Março ANIV. - MARIETA MESTRE CAVACO
27 Março Reunião da Fraternidade - Aprovação de contas 2020                                                                          (hora ainda a confirmar)

Abril

04 Abril PÁSCOA da RESSURREIÇÃO
06 Abril Reunião do Conselho
08 Abril
14h00 Reunião da Fraternidade.
11 Abril ANIV. - M.ª DO ROSÁRIO BELMAR da COSTA
16 Abril ANIV. - ANTÓNIO JOSÉ RAMOS
19 Abril ANIV. - GRACIELA SIMÕES TOMÁS
22 Abril ANIV. - ISABEL MARIA M. MARQUES
28 Abril Festa – Beato Luquésio e sua Esposa, Primeiros Terceiros Franciscanos
28 Abril ANIV. - MARIA COSTA GONÇALVES
29 Abril ANIV - Maria Bernardete Marques de Sousa (Em formação inicial)

Maio

03 Maio ANIV. - VALENTINA DUARTE PINTO
04 Maio Reunião do Conselho
07 Maio a 09 Maio Jornadas de Formação da OFS em Fátima
13 Maio 21h00 Reunião da Fraternidade
19 Maio ANIV. - Filipa Teles (em formação inicial)
21 Maio ANIV. - A. DO CÉU P. ROLETA PIRES
28 Maio ANIV. - MARGARIDA SA DANTAS
29 Maio OFS - Conselho Nacional em Fátima
29 Maio ANIV. - ROBSON F. SILVA OLIVEIRA

Junho

01 Junho  Reunião do Conselho
03 Junho Solenidade do Corpo e Sangue de N. S. J. Cristo (Corpo de Deus)
03 Junho ANIV. - JOSÉ LUÍS S. ROMÃO
13 Junho Santo António de Lisboa, Doutor da Igreja (solenidade) PADROEIRO DA CIDADE DE LISBOA
17 Junho 21h00 Reunião da Fraternidade
19 Junho ANIV. - REGINA M.ª CORREIA REBÊLO
20 Junho Encontro Nacional de Fraternidades em Aveiro
28 Junho ANIV. - ANTÓNIO BELMAR DA COSTA

Julho

03 Julho ANIV. - M.ª INÊS LEMOS M. VINAGRE
06 Julho Reunião do Conselho
08 Julho 21h00 Reunião da Fraternidade
15 Julho Festa – São Boaventura, Bispo e Doutor da Igreja (OFM)
16 Julho Memória – Canonização de São Francisco de Assis
25 Julho ANIV. Marília Lopes M. A. Ferreira (Em formação inicial)

Agosto

01 Agosto ANIV. - ISABEL COSTA M. ALVES
02 Agosto N. S. dos Anjos da Porciúncula: Indulgência Plenária - Perdão de Assis (veja com o seu Assistente como pode beneficiar desta Indulgência) MISSA NO HOTC hora a confirmar
05 Agosto a 12 Agosto Peregrinação a Assis da OFS Nacional (sujeito a confirmação)
09 Agosto ANIV. - CARLOS PEDRO GÓIS
11 Agosto Festa – Santa Clara de Assis, Virgem, Fundadora com S. Francisco das Irmãs Clarissas
19 Agosto ANIV. - JOÃO CARLOS G. GANHÃO
23 Agosto ANIV. - MARIA DE JESUS FRAGA
25 Agosto Festa – São Luís de França, Padroeiro da OFS

Setembro

06 Setembro ANIV. - ANTÓNIO JOSÉ GONÇALVES
11 Setembro ANIV. - JOSÉ FILIPE DE B. RIBEIRO
12 Setembro ANIV. - MARIA ANA G. VELASCO MARTINS
16 Setembro ANIV. - JORGE RAPOSO DE MAGALHÃES            ANIV. - LUÍS A. TORRES DE L. ALVES                ANIV. - LUÍS MANUEL F. MARTINS
17 Setembro Festa das Chagas de S. Francisco    

Novembro

17 Novembro Festa de Santa Isabel da Hungria, Religiosa, Padroeira da OFS
HOTC
Vaticano
Igreja Portuguesa
Família Franciscana
CIOFS
OFS Portugal
Fátima
Ecclesia
Jufra OFS