Franciscanos e a Terra Santa

10 Jul 2021

Neste mês de julho, o Irmão Luís Alvito, falou-nos sobre a Custódia e Missão dos Franciscano na Terra Santa, onde já se encontram desde o tempo de S. Francisco. Já pulicada em vídeo aqui ou na página www.youtube.com/fratreleo

O nosso Irmão, fez-nos uma boa reflexão sobre a presença dos Franciscano da 1ª Ordem, os Guardiães das Terras Sagradas da Bíblia, sobretudo dos lugares mais relacionados com os mistérios ali acontecidos por Jesus Cristo e pela Sua Mãe e nossa Mãe, Nossa Senhora, sem esquecer S. José.

Luís Alvito fez esta apresentação a partir de vários documentos e muito a partir da sua vista á Terra Santa, de como a viveu e recorda, tendo mostrado fotos e vídeos de quando por ali peregrinou.

No final, como habitualmente, Frei Albertino, fez um apanhado e complementou em muitas mais coisas o que foi e é a Missão primeira de S. Francisco, a mais nobre e a última a abandonar se a isso chegarmos, porque para S. Francisco estar ali é manter viva a chama dos mistérios da Bíblia e procurar, além de guardar os lugares Santos, promover a dignidade humana e a paz entre as três Religiões em Terra sagrada.

Desejando que todos possam usufruir desta riqueza, façam chegar esta notícia a vídeo a todos os vossos contatos.

Com votos de paz e bem!

Frei Albertino Rodrigues OFM

Assistente da Fraternidade

< Voltar
Venerável Ordem Terceira

AGENDA DA FRATERNIDADE

Junho

03 Junho ANIV. - JOSÉ LUÍS S. ROMÃO
04 Junho Solenidade do Corpo e Sangue de N. S. J. Cristo (Corpo de Deus)
13 Junho Santo António de Lisboa, Doutor da Igreja (solenidade) PADROEIRO DA CIDADE DE LISBOA
16 Junho 18h30 - Reunião do Conselho
19 Junho ANIV. - REGINA M.ª CORREIA REBÊLO
20 Junho 14h30 -  Reunião da Fraternidade
21 Junho Encontro Nacional de Fraternidades 
27 Junho Capítulo Regional   
28 Junho ANIV. - ANTÓNIO BELMAR DA COSTA

Julho

07 Julho 18h00 - Reunião do Conselho
11 Julho 14h30 -  Reunião da Fraternidade
15 Julho Festa – São Boaventura, Bispo e Doutor da Igreja (OFM)
16 Julho Canonização de São Francisco de Assis - Memória

Agosto

02 Agosto N. S. dos Anjos da Porciúncula: Indulgência Plenária - Perdão de Assis (veja com o seu Assistente como pode beneficiar desta Indulgência) MISSA NO HOTC (hora a confirmar)
11 Agosto Festa – Santa Clara de Assis, Virgem, Fundadora, com S. Francisco, das Irmãs Clarissas
25 Agosto Peregrinação da OFS a Itália
25 Agosto Festa – São Luís de França, Padroeiro da OFS

Setembro

12 Setembro ANIV. - MARIA ANA G. VELASCO MARTINS
16 Setembro ANIV. - JORGE RAPOSO DE MAGALHÃES ANIV. - LUÍS A. TORRES DE L. ALVES ANIV. - LUÍS MANUEL F. MARTINS
17 Setembro Festa das Chagas de São Francisco
29 Setembro ANIV. - MARIA DA CRUZ VASCONCELOS

Outubro

03 Outubro Trânsito de São Francisco de Assis
04 Outubro Solenidade de São Francisco de Assis 12h00  Missa Solene no HOTC
06 Outubro ANIV. - MARIA ELISABETE  S. SILVESTRE
10 Outubro ANIV. P. Frei Albertino Rodrigues, OFM
21 Outubro ANIV. - ANTÓNIO MARIA BAIÃO
HOTC
Vaticano
Igreja Portuguesa
Família Franciscana
CIOFS
OFS Portugal
Fátima
Ecclesia
Jufra OFS