Fraternidade no Corpo de Deus
SOLENIDADE DO CORPO DE DEUS
No dia 30 de maio, a Igreja celebrou a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. Como vem sendo habitual a nossa Fraternidade fez-se presente na grande Procissão com alguns Irmãos que levaram o nosso Estandarte.
Esta solenidade está muito ligada à defesa da fé na presença real de Cristo no Corpo e Sangue da Eucaristia, uma das grandes defesas de S. Francisco de Assis, que recomendava aos Irmãos que onde o santíssimo estivesse mal guardado ou cuidado O trouxessem para os pobres Conventos para que os Frades O pudessem guardar e adorar, por ali naquelas espécies sagradas do Pão e do Vinho está Cristo realmente presente.
Também Santo António defendeu este Dogma diante de hereges que negavam tão presença real de Cristo, recordamos o celebre milagre da mula realizado pelo Santo de Lisboa, conhecido em todo o mundo.
Assim, como habitualmente, na tarde deste dia 30, fez-se uma enorme Procissão, presidida pelo Senhor Patriarca de Lisboa, levando o Santíssimo Sacramento pelas ruas da Cidade. Nesta Procissão se incorporam as Paróquias, Ordens e Congregações Religiosos, Irmandades e Confrarias e muito povo fiel que reza e canta hinos de adoração.
A nossa Fraternidade fez-se presente, neste momento de adoração pública e levando o estandarte com S. Francisco e as Armas da Fraternidade, bem como identificados com o Tau e os mantos castanhos em uso nas nossas celebrações solenes.
Curiosamente este ano coincidiu com a comemoração da canonização dos 792 anos da canonização de Santo António, dada em Espoleto a 30 de maio de 1232, pela voz do Papa Gregório IX.
Que saibamos acolher em cada dia a certeza de que Cristo está realmente pre3sente na Eucaristia.
Frei Albertino S. Rodrigues OFM
Assistente da Fraternidade
Acesso Multimédia
AGENDA DA FRATERNIDADE
Dezembro
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro