Teologia e Espiritualidade Franciscanas
Neste mês a Irmã maria de Jesus Fraga, apresentou-nos um bom estudo sobre a Teologia e Espiritualidade Franciscanas, baseado na obra “Cristãos Leigos com Francisco de Assis”, de Frei Adelino Pereira, OFM.
Aqui deixamos um pequeno resumo do artigo completo que se pode ler na íntegra no separador “Franciscanos” do nosso site.
https://ordemterceiracidade.pt/teologia-e-espiritualidade-franciscanas/
TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE FRANCISCANAS
(Baseado no Capítulo VIII do livro “Cristãos Leigos com Francisco de Assis” de Frei Adelino Pereira, OFM)
- ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA E FRANCISCANA SECULAR.
Tendo por base este texto, leva-nos a entender melhor o que se entende por espiritualidade como forma de viver a vida de modo a que ela seja dirigida pelo Evangelho e um caminhar para a Vida Eterna.
Como cada um de nós é diferente, esta amizade com Nosso Senhor é diferente e porque cada um de nós é único, também o plano de Deus para cada um de nós é único. Por isso também cada pessoa tem a sua maneira de procurar levar a sua vida no caminho da perfeição, a sua espiritualidade.
1.2. A espiritualidade Franciscana.
A espiritualidade do franciscano secular é (R 4) “Observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo os exemplos de S. Francisco de Assis, que fez de Cristo o inspirador e centro da sua vida para com Deus e para com os homens.
- O DEUS DE S. FRANCISCO É A TRINDADE.
Da1CF 5-7: “Oh! Quão felizes e benditos são os homens e mulheres que praticam estas coisas e perseveram nelas! 6 porque repousará sobre eles o espírito do Senhor (Is 11, 2) e neles estabelecerá a sua morada e mansão (Jo 14, 23); e são filhos do Pai celeste (Mt 5, 45), cujas obras fazem; e são esposos, irmãos e mães de nosso Senhor Jesus Cristo” (Mt 12, 50).
- Francisco diz primeiro Trino e só depois Uno, sempre que se refere a Deus (ao contrário do que nos habituámos a ler e a escrever). E fala e escreve sempre em nome da Santíssima Trindade.
Nós franciscanos e franciscanos seculares devemos viver esta espiritualidade de um Deus Trindade desde logo quando começamos qualquer oração ou celebração com o sinal da cruz: “Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”
- AS TRÊS PESSOAS DA SANTÍSSIMA TRINDADE.
3.1. Deus Pai Criador.
Para S. Francisco e para o franciscano e franciscano secular, Deus Pai é:
espécie de bênçãos espirituais em Cristo (Ef 1,3)
3.2. Deus Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para S. Francisco, e para todos nós, o Deus Filho é: Salvador, Caminho, a Verdade e a Vida, Redentor!
3.3. Deus Espírito Santo, o senhor que dá vida.
“… e sejam batizados e se façam cristãos, porque, quem não renascer da água e do Espírito Santo, não pode entrar no reino de Deus (Jo 3, 5).” (1R 16, 7)
- O SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE E AS SANTÍSSIMAS PALAVRAS.
“Ardia com o fervor do mais profundo de todo o seu ser para com o sacramento do Corpo do Senhor, pois ficava absolutamente estupefato diante de tão amável condescendência e de tão digna caridade. Achava que era um desprezo muito grande não assistir pelo menos a uma missa cada dia, se pudesse. Comungava com frequência e com tamanha devoção que tornava devotos também os outros. Como tinha toda reverência para com aquilo que se deve reverenciar, oferecia o sacrifício de toda a sua pessoa e, ao receber o Cordeiro imolado, imolava o seu espírito com aquele fogo que sempre ardia no altar de seu coração.” (2C 201)
- A MÃE IGREJA.
- Francisco dizia sempre a Santa Mãe Igreja: “… que se mostrem sempre fiéis e obedientes aos bispos e padres da nossa Santa Mãe Igreja” (EP 87), garantia de fidelização ao Evangelho.
- SENHORA SANTA RAINHA, SANTA MÃE DE DEUS, VIRGEM MARIA
“Rodeava de um amor indizível a Mãe de Jesus, por ter feito irmão nosso o Senhor de toda a majestade. Em sua honra cantava louvores especiais, erguia-lhe súplicas, consagrava-lhe afetos, tantos e tais que nenhuma língua humana os conseguiria exprimir. Mas o que mais nos deve alegrar é que ele a tenha constituído Advogada da Ordem, e posto sob as suas asas, para os proteger e sustentar até o fim, os filhos que em breve ia deixar. Eis-nos aqui, advogada dos irmãos pobres: cumpre em nós a tua missão de protetora até ao dia que o Pai estabeleceu!” (2C 198)
- VIDA EVANGÉLICA.
“E, depois que o Senhor me deu o cuidado dos irmãos, ninguém me ensinava o que devia fazer; mas o mesmo Altíssimo me revelou que devia viver segundo a forma do santo Evangelho.” (T 14)
Os franciscanos e franciscanos seculares são convidados constantemente por Nosso Senhor e por S. Francisco a viverem segundo o santo Evangelho.
“Os franciscanos seculares, além disso, apliquem-se com frequência à leitura do Evangelho, passando do Evangelho para a vida e da vida para o Evangelho” (R 4)
- FRATERNIDADE FRANCISCANA UNIVERSAL.
- Francisco chamava irmãos a todos os seres. Porquê? Partindo da paternidade de Deus Criador de todas as coisas do universo, via em tudo um filho do Amor de Deus.
O Cântico do Irmão Sol é o Cântico da fraternidade Universal porque louva duas coisas inseparáveis para S. Francisco e para qualquer cristão: Deus Criador e as Suas criaturas.
- ORAÇÃO FRANCISCANA.
Antes de mais a oração não é uma teoria: é uma experiência. Quando rezamos, é mais Deus que ora em nós do que nós que oramos a Deus. “Transformado todo ele em oração viva, e não apenas num homem orante, unia a lucidez da inteligência ao ímpeto do coração neste único anseio: viver para sempre na Casa do Senhor.” (2C 95)
- FRANCISCANOS PROFETAS DA PAZ.
Os Franciscanos, portadores e profetas da paz, como o refere a regra dos franciscanos seculares ao dizer: “Como portadores da paz e lembrando-se de que ela deve ser construída incessantemente, procurem os caminhos da unidade e dos entendimentos fraternos através do diálogo e confiados na presença do germe divino que existe no homem, e ainda no poder transformante do amor e do perdão” (Regra 19).
- ALEGRIA E “PERFEITA ALEGRIA”.
Para S. Francisco a perfeita alegria não estava em ter honrarias neste mundo mas seguir a Cristo pobre com os pobres mesmo que através de injustiças como denota a história da Perfeita Alegria.
O franciscano secular mensageiro da Perfeita Alegria expressa-se na Regra: “Mensageiros da perfeita alegria, esforcem-se, em qualquer circunstância, por levar aos outros a alegria e a esperança.” (Regra 19)
- RESPEITO PELA CRIAÇÃO E ECOLOGIA: PROFECIA DE UM MUNDO NOVO.
“Ao vê-las (as aves), o bem-aventurado servo de Deus, Francisco, homem de grande sensibilidade e singular ternura pelas criaturas irracionais e inferiores, correu alegremente para elas, deixando no caminho os companheiros. E estando já perto, vendo que elas o esperavam, saudou-as como era seu costume. Notando com espanto que elas não fugiam como sempre fazem, com imenso gozo e humildade lhes pediu que se dignassem escutar a palavra de Deus. Entre outras coisas, disse-lhes: «Avezinhas, minha
Maria de Jesus Fraga OFS
Abril 2024