São José
Ao terminarmos as atividades e reuniões formativas da Fraternidade da Ordem terceira de S. Francisco da Cidade, quisemos unir o nosso sentir ao sentir do Papa Francisco que, durante este Ano Pastoral nos convocou para um ANO DE SÃO JOSÉ.
Para assistir em vídeo a esta formação, clique aqui em baixo na imagem.
O Irmão António maria Baião, que se ofereceu e propôs terminarmos com este tema, fez-nos uma bela reflexão que nos levou a entender um pouco, do pouco, que se fala do pai adotivo de Jesus, na Sagrada Escritura.
Enriqueceu-nos ao fazer um apanhado histórico da devoção popular, da forma como a Liturgia da Igreja foi olhando a pessoa e missão de José, a devoção pessoal dos últimos Papas e, acima de tudo, deste sentir do Papa Francisco que ao celebrarmos os 150 anos da proclamação de S. José como Padroeiro e Defensor da Igreja, quis que a mesma Igreja retomasse de forma mais bela a devoção a S. José, através da
CARTA APOSTÓLICA, PATRIS CORDE, POR OCASIÃO DO 150º ANIVERSÁRIO DA DECLARAÇÃO DE SÃO JOSÉ COMO PADROEIRO UNIVERSAL DA IGREJA
Onde ele afirma: “Com coração de pai: assim José amou a Jesus, designado nos quatro Evangelhos como «o filho de José».” (…) A grandeza de São José consiste no facto de ter sido o esposo de Maria e o pai de Jesus. Como tal, afirma São João Crisóstomo, «colocou-se inteiramente ao serviço do plano salvífico».”
A terminar, a gradecemos encarecidamente ao Ir. António baião e a todos os Irmãos que ao longo deste ano foram presença constante em cada uma das reuniões e nas riquíssimas partilhas que em cada uma delas fizeram, e que de forma especial, deixei ficar neste vídeo a partilha e diálogo de todos.
Terminamos assim com a Oração do Papa Francisco a São José
“Salve Guardião do Redentor e Esposo de Maria!
A vós, Deus confiou o Seu Filho, em vós, Maria depositou a sua
confiança, convosco, Cristo tornou-se Homem. Ó Bem-aventurado José,
mostrai-vos pai também para nós e guia-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal”
Boas férias e até setembro com ânimo renovado para iniciarmos um novo Ano Pastoral.
Paz e bem!
Frei Albertino Rodrigues OFM
Assistente Espiritual
Acesso Multimédia
AGENDA DA FRATERNIDADE
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
