CAPÍTULO ELETIVO DA FRATERNIDADE S. Francisco da Cidade

14 Jun 2021

Capítulo Eletivo da Fraternidade da Ordem Terceira de São Francisco da Cidade, em Lisboa.

No passado sábado, 12 de Junho, véspera da Solenidade de Santo António, em Lisboa, e dia do Imaculado Coração de Maria, a Fraternidade da Ordem Terceira de São Francisco da Cidade, reuniu-se para o seu capítulo Eletivo.

Este capítulo teve lugar na sala dos Santos Mártires de Marrocos, no Jardim do Seminário Franciscano da Luz, sendo presidido pelo Irmão João Rodrigues (OFS), estando também presente o Frei José Silvestre Ramos (OFM) ambos em representação do Conselho Regional Sul da OFS.

Iniciou-se o capítulo acendendo uma vela como símbolo da presença viva de Cristo ressuscitado no meio dos Irmãos e o Frei Albertino Rodrigues (OFM), Assistente da Fraternidade, rezou em nome de todos a Oração de São Francisco diante da Cruz de São Damião (OCD) “Ó Glorioso Altíssimo, ilumina as trevas do meu coração…”, tendo depois concluído com o Cântico das Criaturas: “Altíssimo Omnipotente e bom Senhor…”, que todos os irmãos cantaram em uníssono. O número de irmãos presentes e votantes foram 15.

O Presidente do capítulo, Irmão João Rodrigues, fez a leitura dos artigos 31 e 32 das Constituições Gerais da Ordem Franciscana Secular. Continuando foram eleitos a secretária do Capítulo: Irmã Maria de Jesus Fraga e os dois escrutinadores, Irmão António Maria Baião e Maria Ana Velasco.

De seguida fez-se uma breve referência ao facto de termos presente, e neo-professa como irmã, de pleno direito a participar e votar no Capítulo, Irmã Maria Bernardete Marques de Sousa, que professou na Igreja do Seminário Franciscano da luz. Na manhã deste mesmo dia.

O Presidente do Capítulo deu então a palavra ao Ministro cessante da Fraternidade, Irmão António Belmar da Costa. O Irmão Ministro teve para com todos um sentimento e palavras de gratidão, manifestando ainda a gratidão ao Conselho Regional a marcação e presidência deste Capítulo, agradecendo também ao Frei Albertino, e na sua pessoa, aos irmãos Franciscanos do Seminário da luz, pelo facto de se poder fazer este Capítulo, em tempo de pandemia, nesta sala belíssima no meio do Jardim, igualmente belíssimo, deste Seminário. Agradeceu ao Conselho da Fraternidade que com ele trabalhou nos últimos quatro anos e que acabam agora a sua missão. Referiu que foram tempos difíceis, tanto no plano pessoal como a nível da Fraternidade, recordando que foi um mandato em que se perderam 3 irmãos, o Irmão Darlindo Affonso Fernandes, o irmão, o Irmão João vinagre e a irmã, e sua esposa, Rosário Belmar da Costa. Recordou ainda que também neste mandato se perdeu, para o céu, o nosso querido Padre José da Costa Santos (OFM), que fora o Assistente da Fraternidade durante mais de três décadas.

Falando das Reuniões e trabalho da Fraternidade, referiu que, apesar do tempo de pandemia, neste último ano, a Fraternidade e o seu Conselho, nunca deixou de se reunir, tendo optado por fazer as reuniões através das plataformas digitais, sempre com a presença de todo o Concelho nas reuniões respetivas e de grande número de Irmãos nas reuniões de formação da fraternidade, abertas aos Irmãos em formação inicial, formações que este ano, foram apresentadas por diversos irmãos a partir de proposta de temas, no início do ano Pastoral, pelo Assistente da Fraternidade Frei Albertino Rodrigues. O Irmão Ministro disse que desta forma se procurou chegar a todos os irmãos, por e-mail, WhatsApp ou por outras formas de contato pessoal. Fez menção ainda do projeto que já vinha de alguns anos de transmitir as Eucaristias, da nossa Capela de S. Francisco da Cidade, em direto através da Internet, para todo o mundo, para os Irmãos que não podem estar presentes, e que isso é já uma realidade. E neste momento o projeto está a ser muito bem acolhido por pessoas que de diversos lugares, já estão sempre presentes nas nossas Eucaristias.

Em relação ao futuro, o Irmão António Belmar frisou que é muito importante repensar a forma como cativar e atrair, renovar a Fraternidade que forma de testemunho devemos dar como Franciscanos Seculares. Referiu também que a Fraternidade tem que olhar para si mesma, questionar-se onde falhou, o que pode melhorar para acolher aqueles que nos procuram.

Salientou que se hoje São Francisco estivesse no meio de nós, agiria de forma diferente do seu tempo e que, também por isso também nós, como Franciscanos seguidores de São Francisco, temos que nos despir das nossas certezas e aprender com a Regra, as Constituições e os Estatutos a viver a dimensão do amor entre Irmãos na Fraternidade e no mundo, como São Francisco de Assis, como ele tanto pediu, e como o Papa Francisco tanto nos tem recordado e desafiado a sermos “Fratelli Tutti”.

Referindo-se à formação dos Irmãos, recordou que este ano foi um ano muito rico por esta partilha já referida atrás, onde cada Irmão apresentou um tema diferente em cada mês/reunião. Disse crer que esta reforma na formação deve continuar de forma a ser cada vez mais atrativa e levar os Irmãos, e aqueles que nos procuram, a aceitar cada vez mais o apelo de Cristo e de São Francisco de Assis.

Terminou dizendo que foi um prazer servir a Fraternidade e cada Irmão, procurando ir em busca sempre de todos, com erros e falhas, mas procurando melhor para a Fraternidade, para cada Irmão, no sentido de que nos sintamos felizes em participar em todos os atos da fraternidade, a qual nos consagramos.

Os Irmãos Capitulares aplaudiram vivamente as palavras do Irmão Ministro António Belmar da Costa.

Dando continuidade ao Capítulo eletivo, o Presidente do mesmo, o Irmão João, fez a chamada dos 26 Capitulares, sendo que destes 26 apenas 15 estavam presentes, estando por isso reunidas todas as condições para que o Capítulo fosse realizado. Da seguida deu algumas informações Constitucionais ou estruturantes para que cada Irmão recordasse o que é o Capítulo Eletivo e como proceder em cada um dos atos.

Da seguida foi constituída a mesa do Capítulo, onde para tal foi eleita para Secretária, a Irmã Maria de Jesus Fraga e para escrutinadores, os Irmãos António Maria Baião e Maria Ana Velasco.

De seguida o Presidente do Capítulo informou quais as formas possíveis de votação. O Capítulo decidiu unanimemente que a votação seria feita a partir de nomes propostos, para ser mais fácil encontrar assim os Irmãos que possam melhor servir a Fraternidade. Informou-se ainda que, apesar de haver Irmãos propostos, cada um dos Irmãos poderia votar em qualquer outro Irmão que pudesse ser elegível e achasse ser idóneo para o respetivo cargo.

Fez-se a invocação do Espírito Santo tendo para isso tomado a palavra e feito a oração o Assistente regional Frei José Silvestre Ramos (OFM). Foi proclamado de seguida pelo nosso Assistente Frei Albertino Rodrigues (OFM)  um extrato do Evangelho de Marcos 10, 42-45, 45, terminando assim por se rezar, a partir dos textos que alguns Irmãos tinham consigo, a oração capitular.

Em gesto simbólico, o Irmão António Belmar, diante dos Capitulares, cessa as funções em nome do Conselho da Fraternidade, que cessa também com ele neste momento.

Da seguida foram feitas as eleições por proposta como acima se referiu e por votos dos irmãos, tendo sido eleito e constitui o novo Concelho da Fraternidade, para o próximo triénio os Irmãos:

Ministro da Fraternidade: Ir. António Belmar da Costa. 

Vice-Ministro: Ir. António Maria Baião. 

Secretária: Ir. Maria de Jesus Fraga. 

Tesoureiro: Ir. Luis Torres. 

Mestre de formação: Ir. António Ramos.

Primeiro vogal: Ir. Ana Cristina Fernandes.

Segundo vogal: Ir. Isabel Alves, que aceitou também a missão de Animadora da Fraternidade.

Assistente: Frei Albertino da Silva Rodrigues, OFM, faz parte não por eleição, mas por nomeação e decreto do Ministro Provincial da Ordem dos Frades Menores.

Terminada assim a eleição do Conselho da Fraternidade o Ministro reeleito Ir. António Belmar da Costa retomou a palavra para falar sobre a continuidade que devemos ter no caminho já iniciado, ao mesmo tempo, referiu a grande dificuldade que cada vez mais se sente na OFS e, por isso, também na nossa Fraternidade da Ordem Terceira de São Francisco da Cidade de ter Irmãos com saúde, idade e disponíveis para assumir cargos fraternos no sentido da missão na fraternidade.

Fez-se de seguida a oração conclusiva e a confirmação do novo Conselho, que, naquele mesmo momento, ali presente, assinou o livro da tomada de posse, iniciando assim de imediato as suas funções.

Seguido à tomada de posse, mais uma vez os irmãos cantaram o Cântico das Criaturas do Pai São Francisco.

No fim do canto, o Irmão Ministro, tomou uma vez mais a palavra para agradecer ao Assistente da Fraternidade, Frei Albertino Rodrigues, todo o empenho e dedicação que tem votado há 4 anos para cá a esta Fraternidade, dizendo que a mesma continua a contar com a sua Assistência e colaboração.

O Frei Albertino Rodrigues tomou então a palavra para agradecer também ao Conselho cessante por ter apostado em projetos que foram colocados, em ter investido em tecnologia para chegarmos em boas condições e ótima qualidade aos Irmãos que não podem vir à fraternidade, bem como, tantos projetos que foram propostos pelo Assistente e que o Conselho sempre teve o cuidado de aceitar ou ajudar a discernir para melhor. Frei Albertino recordou que enquanto estiver ao serviço desta Fraternidade, fará tudo aquilo que estiver ao seu alcance para continuar a servir como Irmão, entre Irmãos.

Terminado assim o capítulo Eletivo os irmãos presentes fizeram eleições/nomeações para outros cargos que já não tinham a ver com o capítulo, mas apenas com a Fraternidade. Cargos de Secretariados de Assembleias Gerais, entre outros.

Assim terminou esta tarde de muito trabalho, de testemunho fraterno, da dedicação e de eleição dos Irmãos que agora vão continuar a ajudar os outros a viver o Carisma e Missão deixada por São Francisco de Assis ao Beato Luquésio e a sua esposa Bonadona, primeiros Terceiros Franciscanos, missão essa cada vez mais atual no meio de uma igreja com cada vez menos Sacerdotes, onde os leigos, e sobretudo os leigos consagrados, devem ter o cuidado e a dianteira do serviços à Igreja, à Ordem e à Família Franciscana.

Todos os irmãos se saudaram e cada um partiu para suas casas, cheio de alegria.

 

Fr. Albertino da Siva Rodrigues  OFM

Assistente da Fraternidade

< Voltar
Venerável Ordem Terceira

AGENDA DA FRATERNIDADE

Outubro

06 Outubro ANIV. - MARIA ELISABETE  S. SILVESTRE
10 Outubro ANIV. - P. Frei Albertino da S. Rodrigues,  OFM
14 Outubro 18h30 Reunião do Conselho
16 Outubro 14h30 - Reunião da Fraternidade - presencial
20 Outubro ANIV. - MARIA EUGÉNIA C. LOURENÇO
21 Outubro ANIV. - ANTÓNIO MARIA BAIÃO

Novembro

01 Novembro Solenidade de Todos os Santos - Missa no HOTC
09 Novembro 18h30 - Reunião do Conselho
13 Novembro ANIV. - ISABEL CONCEIÇÃO ROMÃO
13 Novembro 11h00 Reunião da Frat. para Aprovação do Orçamento 2022 14h00 Formação, lanche e Eucaristia
17 Novembro Festa – S. Isabel da Hungria, Religiosa, Padroeira da OFS
18 Novembro ANIV. - MARIA LISETE ALVES MARTINS
24 Novembro Comemoração dos Fiéis Defuntos da Ordem Missa no hotc 11h45
29 Novembro Festa - Todos os Santos da Ordem Franciscana

Dezembro

05 Dezembro ANIV. - Tiago Simões da Silva (Em formação inicial)
07 Dezembro 16h30 - Missa Vespertina da Solenidade da Imaculada Conceição
08 Dezembro Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria – Padroeira da Ordem, desta Fraternidade e de Portugal.
08 Dezembro ANIV. - MARIA DA CONCEIÇÃO FERNANDES
09 Dezembro 18h30 - Reunião do Conselho
11 Dezembro 14h30 Reunião da Fraternidade
11 Dezembro Capítulo Nacional OFS
15 Dezembro 16h30 Eucaristia de Natal com HOTC ainda por confirmar dia e hora
25 Dezembro Solenidade do NATAL Missa no hotc às 16h30
25 Dezembro ANIV. - MARIA DE FÁTIMA BARATA

Janeiro

01 Janeiro ANIV. - LUIS MANUEL S. DE ALVITO
04 Janeiro 18h30 - Reunião do Conselho
08 Janeiro ANIV. - ANA CRISTINA  SANTOS
16 Janeiro Festa dos Mártires de Marrocos e DIA DA VOCAÇÃO FRANCISCANA Missa solene no hotc - hora a marcar
21 Janeiro ANIV. - MARIANA A. TORRES ALVES
22 Janeiro 14h30 - Reunião da Fraternidade

Fevereiro

01 Fevereiro 18h30 - Reunião do Conselho
11 Fevereiro Dia Mundial do Doente Missa hotc por confirmar
12 Fevereiro 14h30 - Reunião da Fraternidade
28 Fevereiro ANIV. - MARIA MADALENA BOAVISTA

Março

02 Março Quarta Feira de Cinzas - Início da Quaresma Missa no hotc a confirmar
08 Março 18h30 - Reunião do Conselho
11 Março ANIV. - CECÍLIA MARGARIDA O. C. MARTINS
12 Março Retiro da Região Sul da OFS
16 Março ANIV. - MARIETA MESTRE CAVACO
25 Março a 27 Março Capítulo OFS Nacional Eletivo
26 Março Reunião da Fraternidade 11h00 - Aprovação de contas 14h00 - Formação, lanche e Eucaristia

Abril

05 Abril 18h30 - Reunião do Conselho
09 Abril
14h30 Reunião da Fraternidade.
Possibilidade de tempo de Retiro Quaresmal - a confirmar
16 Abril ANIV. - ANTÓNIO JOSÉ RAMOS
17 Abril PÁSCOA da RESSURREIÇÃO - Missa no hotc 16h30
19 Abril ANIV. - GRACIELA SIMÕES TOMÁS
22 Abril ANIV. - ISABEL MARIA M. MARQUES
28 Abril Festa – Beato Luquésio e sua Esposa, Primeiros Terceiros Franciscanos
28 Abril ANIV. - MARIA COSTA GONÇALVES
29 Abril ANIV - Maria Bernardete Marques de Sousa
30 Abril 2.º Congresso Regional Sul

Maio

03 Maio 18h30 - Reunião do Conselho
03 Maio ANIV. - VALENTINA DUARTE PINTO
14 Maio 14h30 - Reunião da Fraternidade
21 Maio ANIV. - A. DO CÉU P. ROLETA PIRES
28 Maio Capítulo OFS Nacional - Fátima
28 Maio ANIV. - MARGARIDA SA DANTAS
29 Maio ANIV. - ROBSON F. SILVA OLIVEIRA

Junho

02 Junho  18h30 - Reunião do Conselho
03 Junho ANIV. - JOSÉ LUÍS S. ROMÃO
04 Junho 14h30 -  Reunião da Fraternidade
13 Junho Santo António de Lisboa, Doutor da Igreja (solenidade) PADROEIRO DA CIDADE DE LISBOA
16 Junho Solenidade do Corpo e Sangue de N. S. J. Cristo (Corpo de Deus)
19 Junho ANIV. - REGINA M.ª CORREIA REBÊLO
26 Junho Encontro Nacional de Fraternidades 
28 Junho ANIV. - ANTÓNIO BELMAR DA COSTA

Julho

02 Julho Itinerário Franciscano
03 Julho ANIV. - M.ª INÊS LEMOS M. VINAGRE
05 Julho 18h30 - Reunião do Conselho
15 Julho Festa – São Boaventura, Bispo e Doutor da Igreja (OFM)
16 Julho Memória – Canonização de São Francisco de Assis
16 Julho 14h30 - Reunião da Fraternidade
25 Julho ANIV. Marília Lopes M. A. Ferreira (Em formação inicial)

Agosto

01 Agosto ANIV. - ISABEL COSTA M. ALVES
02 Agosto N. S. dos Anjos da Porciúncula: Indulgência Plenária - Perdão de Assis (veja com o seu Assistente como pode beneficiar desta Indulgência) MISSA NO HOTC hora a confirmar
04 Agosto a 10 Agosto Peregrinação da OFS a Itália
09 Agosto ANIV. - CARLOS PEDRO GÓIS
11 Agosto Festa – Santa Clara de Assis, Virgem, Fundadora com S. Francisco das Irmãs Clarissas
19 Agosto ANIV. - JOÃO CARLOS G. GANHÃO
23 Agosto ANIV. - MARIA DE JESUS FRAGA
25 Agosto Festa – São Luís de França, Padroeiro da OFS

Setembro

06 Setembro ANIV. - ANTÓNIO JOSÉ GONÇALVES
11 Setembro ANIV. - JOSÉ FILIPE DE B. RIBEIRO
12 Setembro ANIV. - MARIA ANA G. VELASCO MARTINS
16 Setembro ANIV. - JORGE RAPOSO DE MAGALHÃES ANIV. - LUÍS A. TORRES DE L. ALVES ANIV. - LUÍS MANUEL F. MARTINS
17 Setembro Festa das Chagas de S. Francisco    
29 Setembro ANIV. - MARIA S. CRUZ DE VASCONCELOS

Outubro

01 Outubro ANIV. - MARIA EDUARDA S. LARANJEIRA
03 Outubro Trânsito de São Francisco de Assis Missa no HOTC pelas 16h30 . Bênção com a Relíquia do Santo
04 Outubro Solenidade de São Francisco de Assis
HOTC
Vaticano
Igreja Portuguesa
Família Franciscana
CIOFS
OFS Portugal
Fátima
Ecclesia
Jufra OFS