Capítulo Eletivo da Fraternidade

13 Jul 2024

CAPÍTULO ELETIVO OFS S. FRANCISCO DA CIDADE – LISBOA

Neste dia 13 de julho a Fraternidade de S. Francisco da Cidade, em Lisboa, teve o seu Capítulo Eletivos onde elegeu o Conselho da Fraternidade e demais ofícios para o triénio 2024-2027. O Capítulo foi presidido por membros do Conselho Regional Sul.

Tudo se iniciou pela manhã com uma Assembleia Geral da Fraternidade para dar conhecimento e aprovar projetos rumo ao futuro do Hospital da Ordem Terceira Chiado., pertença desta Fraternidade. Seguiu-se um almoço muito fraterno e com ambiente de alegria aos quais se juntaram Irmãos do Conselho Regional Sul, O Irmão António Ramos, Ministro Regional e membro desta Fraternidade, a Irmã Florinda, Vice-Ministra Regional e Ministra da Fraternidade de Santo António à Sé, Lisboa, e o Frei Leitão, Assistente e guardião da casa dos Capuchinhos em Fátima.

Para iniciar os trabalhos capitulares, na sala da Fraternidade, o Assistente, Frei Albertino S. Rodrigues, OFM, iniciou convidando os Irmãos a rezar em uníssono a Oração ao Estigmatizado de Amor, feita este ano pelo Papa Francisco, a propósito dos 800 anos dos Estigmas do “Poverello” de Assis no Alverne.

Na mesa a presidir em nome do Conselho Regional Sul, a Irmã Maria Florinda A. Fernandes neves e o Frei Mário Jorge Rego Barbosa (OFM), Assistente Regional e membro da Fraternidade OFM da Imaculada Conceição à Luz, bem como o ainda Ministro desta Fraternidade, o Ir. António Belmar da Costa.

Frei Mário Jorge deu início aos trabalhos com a invocação ao Espírito Santo e uma oração própria para pedir o auxílio de Deus nos trabalhos que se seguiriam.

O Ministro da fraternidade agradeceu todo o trabalho em dois mandatos, 7 anos por conta de termos tido a pandemia, disponibilizando-se para continuar a servir, mas não como Ministro. O Ir. Luís Alvito referiu que o Ministro, e o seu Conselho, sempre esteve presente no apoio para com a administração do nosso hospital.

A Irmã Florinda Neves deu início à escolha da mesa do Capítulo em que ficou como secretario o Ir. António Ramos e escrutinadores a Irmã Maria de Jesus Fraga e o Ir. António Maria Baião, seguindo-se a chamada dos Capitulares. Dos 38 irmãos que constavam da lista estavam presentes 17 com direito a voto.

Antes de se iniciarem as votações, e em nome de todo o Conselho, o Ir. Ministro, António Belmar da Costa, fez a renúncia ao cargo para que livremente se procedesse a todo o processo eletivo que se decidiu desde logo que seria por proposta de irmãos a ser votados, sendo que cada irmão votaria nesses ou em outros de forma livre e consciente.

Desta forma, depois de concluído todo o ato eletivo o Conselho foi eleito e é composto pelos Irmãos:

Ministro: Luís Alberto Torres de Lima Alves

Vice-Ministro: António Maria Baião

Secretária: Maria de Jesus C. B. S. de Oliveira Andrade Fraga

Tesoureiro: António Maria Sarzedas Belmar da Costa

Mestre de Formação: António Baião (Vice-Ministro)

Frei Albertino da Silva Rodrigues OFM, por Decreto de nomeação do seu Ministro Provincial.

Foi eleito também o Conselho Fiscal composto pelas Irmãs:

Maria Ana Gavião de Carvalho costa Velasco Martins

Maria dos Santos Cruz Beleza de Vasconcelos

Maria Inês Lemos Martins vinagre

Nomeou-se também a mesa para as Assembleias Gerais a saber:

Presidente por direito próprio o Ministro da Fraternidade: Ir. Luís Alberto Torres de Lima Alves Secretários da mesa: Irmã Mariana Inês Andrade Rocha Torres Alves

e Margarida Rosa c. Sá Dantas

Depois destes atos concluiu-se os trabalhos na sala com um pequeno lanche e seguimos todos para a Capela da Fraternidade para a Eucaristia, presidida pelo nosso Assistente e onde cada membro do novo Conselho, perante a Presidente do Capítulo, fizeram no Altar o seu compromisso de honra e assinaram os documentos respetivos. Em nome do Conselho Regional a Irmã Florinda neves aceitou o compromisso de cada membro eleito.

No final da Eucaristia, Frei Albertino Rodrigues, OFM, deu a todos a bênção com a Relíquia do Hábito do nosso Pai S. Francisco desejando que neste novo triénio que se inicia continuemos a trabalhar para “levar a bom termo o sagrado encargo que o Senhor acaba de nos dar”, como rezava S. Francisco.

Paz e bem!

Frei Albertino Rodrigues   OFM

Assistente da Fraternidade.

Ficam aqui alguma fotos para recordar bem como o link da transmissão da Eucaristia.