CELEBRAR 350 ANOS DO NOSSO HOSPITAL

04 Oct 2023

Encerramento das festividades dos 350 anos do Hospital da Ordem Terceira Chiado, em dia de Festa do Seu Patrono S. Francisco de Assis.

O dia 04 de outubro, dia escolhido para o encerramento das festividades dos 350 anos do Hospital da Ordem Terceira Chiado, teve como intenção honrar o seu Patrono, S. Francisco de Assis, também patrono dos Animais e da Natureza e dos Movimentos ecologistas, assim o proclamou o Papa João Paulo II.

O cuidado que S. Francisco dedicou aos Animais e à Natureza, cujo reconhecimento é transversal a crentes e não crentes, leva-nos a perceber que ele terá sido o primeiro ecologista. O primeiro a ter consciência da importância do cuidar da Casa Comum. Isso mesmo nos revela o Papa Francisco na sua Encíclica “LAUDATO SI”, sobre os Cuidados da Casa Comum.

Voltando à efeméride que celebrámos no passado dia 4 de outubro, o nosso Hospital (hotc) completou os 350 anos no dia 03 de Agosto, mas por ser tempo de férias e, acima de tudo estando a decorrer em Lisboa as Jornadas Mundiais da Juventude, a Fraternidade e a Administração do Hospital, decidiram encerrar este tempo centenário a 04 de outubro, dia tão querido para todos os Franciscanos.

As Festividades dos 350 anos do Hospital da Ordem Terceira Chiado tiveram o seu início a 04 de outubro de 2022, com uma Missa Solene Presidida pelo Ministro Provincial dos Franciscanos (OFM), Frei Fernando Mota, concelebrada pelo Pároco da paróquia dos Mártires, o senhor Cónego Armando Duarte e pelo P. Frei Albertino Rodrigues (OFM), Assistente da Fraternidade, que também teve a seu cargo a animação da Liturgia da Missa, que como sempre foi transmitida através da internet. Seguindo-se um almoço convívio no Salão da Fraternidade

Já este ano o encerramento das Festividades, acima referidas, fez-se em contexto de Missa Solene Presidida pelo senhor Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, tendo por concelebrantes o Ministro Provincial dos Franciscanos (OFM), P. Frei Fernando Mota, concelebrada pelo Pároco da paróquia dos Mártires, o senhor Cónego Armando Duarte e pelo P. Frei Albertino Rodrigues (OFM), Assistente da Fraternidade  que teve a responsabilidade de animar a numerosa assembleia de irmãos e colaboradores do Hospital, bem como outros convidados, tendo estado o canto sob o cuidado dos Irmãos, José Filipe Ribeiro e João Ganhão. Antes da bênção final da Cerimónia o Ministro da Fraternidade, Ir. António Belmar da Costa, ofereceu aos Concelebrantes a Medalha Comemorativa dos 350 anos do HOTC.

D. Nuno Brás, na homilia da Missa, fez uma pequena resenha histórica deste nosso hospital que antes se chamava de S. Francisco da Cidade e que agora se chama da Ordem Terceira Chiado. Recordou o grande papel e missão da Ordem Terceira no cuidado às obras sociais junto dos mais pobres e simples, e aqui, de forma concreta, junto dos doentes e utentes, quer sejam residentes na Casa de S. Francisco quer os que passam para cuidar a sua saúde. Procurou também, como palavras de afeto motivar a Fraternidade e todos os que connosco colaboram no hospital a não desistir nas dificuldades e a procurar ir sempre mais além nesta nobre missão que recebemos dos nossos predecessores deste S. Francisco de Assis.

De referir que, a Capela foi pequena para receber a tantos, por isso, foram colocados ecrãs nas salas de espera, do hotc e na casa de S. Francisco e, assim, todos puderam assistir e participar em toda a celebração. No final dizia-se que se ouviu em todo o Hospital o acompanhar dos cânticos de louvor que se entoavam na Capela e quem o referia disse ter sido uma celebração muito bonita e emocionante. No final da Missa foi dada a Bênção a todos com a Relíquia do Hábito de S. Francisco que esteve sempre ali ao lado junto de uma Imagem de S. Francisco e do Menino Jesus, lembrando que este ano estamos a celebrar os 8 ´seculos do primeiro presépio criado pelo nosso Pai em Greccio, Itália.

Depois da Missa solene seguiu-se uma Sessão Solene de Encerramento que se realizou no espaço da Policlínica, que foi pequena para tanta gente. O presidente do Conselho Diretivo, Luís Alvito, usou da palavra referenciando alguns dos muitos que passaram pela Casa e que deixaram a sua marca. O Ministro da Fraternidade, António Belmar da Costa, tomou a palavra para cumprimentar a todos agradecendo o cuidado profissional, mas muito também o humanismo que felizmente se pratica e é bastião dos cuidados neste hospital. Ao terminar a Sessão Solene foi-nos apresentada, na impossibilidade de estar presente, uma mensagem em vídeo de sua Exa. o senhor Presidente da República Portuguesa, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, que saudou a todos e evidenciou os pontos fortes da nossa Casa, lembrando que apesar dos séculos passados o Hospital da Ordem Terceira Chiado soube modernizar-se e oferecer aos que o procuram o que de melhor há em termos Técnicos, Científicos e Humanos disse: “uma Instituição que honra a Cidade de Lisboa”. Esta mensagem, do Sr. Presidente da república, deixou-nos a todos muito felizes por nos sentirmos identificados com o seu pensamento e mensagem, escutada por todos num silêncio lindo.

Neste dia, dia do encerramento das festividades dos 350 anos, o Hospital (hotc), encerrou todo o trabalho programado para que os seus Colaboradores pudessem usufruir da festa e do porto de honra. Neste espaço exíguo para acolher a tantos, os rostos alegres e esperançosos, dos Colaboradores, vestidos com o seu melhor traje, leva-nos a crer que, este dia, fez memoria e que ficará gravado nas suas vidas e, dessa forma se possa ampliar e fortalecer os laços de pertença à Casa. Assim o desejamos.

Terminada esta Sessão Solene, alguns os Irmãos tiveram a alegria de ter um almoço, infelizmente não podiam estar todos, para o qual foram convidados os Celebrantes, representantes de outras Fraternidades, e o Conselho Diretivo e a equipa organizadora desta efeméride. Foi um momento de convívio memorável. Como forma de conclusão de todos estes momentos celebrativos o nosso Assistente, Frei Albertino entoou um cântico de louvor a S. Francisco de Assis, dando assim por encerrado o não só o almoço mas também este dia de grande celebração.

Irmã Bernardete Sousa

Frei Albertino S. Rodrigues OFM

< Voltar
Venerável Ordem Terceira

AGENDA DA FRATERNIDADE

Abril

10 Abril 18h00 Reunião do Conselho
16 Abril ANIV. - ANTÓNIO JOSÉ RAMOS
19 Abril ANIV. - GRACIELA SIMÕES TOMÁS
20 Abril 14h30 Reunião da Fraternidade
22 Abril ANIV. - ISABEL MARIA M. MARQUES
28 Abril Festa – Beato Luquésio e sua Esposa, Primeiros Terceiros Franciscanos
28 Abril ANIV. - MARIA COSTA GONÇALVES
29 Abril ANIV. - MARIA BERNARDETE M. de SOUSA

Maio

03 Maio ANIV. - VALENTINA DUARTE PINTO
07 Maio 18h00 - Reunião do Conselho
11 Maio 10h00 - Reunião da Fraternidade Visita Fraterna em Ordem ao capítulo eletivo 13h00 - Almoço 16h00 - Eucaristia
21 Maio ANIV. - A. DO CÉU P. ROLETA PIRES
25 Maio Capítulo Nacional Ordinário
28 Maio ANIV. - MARGARIDA SA DANTAS
29 Maio ANIV. - ROBSON F. SILVA OLIVEIRA
30 Maio Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.
Procissão do Corpo de Deus.

Junho

03 Junho ANIV. - JOSÉ LUÍS S. ROMÃO
13 Junho Santo António de Lisboa, Doutor da Igreja (solenidade) PADROEIRO DA CIDADE DE LISBOA
19 Junho ANIV. - REGINA M.ª CORREIA REBÊLO
20 Junho 18h00 - Reunião do Conselho
22 Junho 14h30 -  Reunião da Fraternidade
28 Junho ANIV. - ANTÓNIO BELMAR DA COSTA

Julho

03 Julho ANIV. - M.ª INÊS LEMOS M. VINAGRE
04 Julho Bodas de Prata Frei Albertino Ordenação Sacerdotal
09 Julho 18h00 - Reunião do Conselho
13 Julho 10h00 -  Reunião da Fraternidade Capítulo Eletivo (horas a marcar)
15 Julho Festa – São Boaventura, Bispo e Doutor da Igreja (OFM)
16 Julho Memória – Canonização de São Francisco de Assis

Agosto

01 Agosto ANIV. - ISABEL COSTA M. ALVES
02 Agosto N. S. dos Anjos da Porciúncula: Indulgência Plenária - Perdão de Assis (veja com o seu Assistente como pode beneficiar desta Indulgência) MISSA NO HOTC hora a confirmar
02 Agosto a 15 Agosto Peregrinação da OFS a Itália
09 Agosto ANIV. - CARLOS PEDRO GÓIS
11 Agosto Festa – Santa Clara de Assis, Virgem, Fundadora, com S. Francisco, das Irmãs Clarissas
19 Agosto ANIV. - JOÃO CARLOS G. GANHÃO
23 Agosto ANIV. - MARIA DE JESUS FRAGA
25 Agosto Festa – São Luís de França, Padroeiro da OFS

Setembro

06 Setembro ANIV. - ANTÓNIO JOSÉ GONÇALVES
11 Setembro ANIV. - JOSÉ FILIPE DE B. RIBEIRO
12 Setembro ANIV. - MARIA ANA G. VELASCO MARTINS
16 Setembro ANIV. - JORGE RAPOSO DE MAGALHÃES ANIV. - LUÍS A. TORRES DE L. ALVES ANIV. - LUÍS MANUEL F. MARTINS
17 Setembro Festa das Chagas de S. Francisco    
29 Setembro ANIV. - MARIA S. CRUZ DE VASCONCELOS

Outubro

06 Outubro ANIV. - MARIA ELISABETE  S. SILVESTRE
10 Outubro ANIV. - P. Frei Albertino da S. Rodrigues,  OFM
21 Outubro ANIV. - ANTÓNIO MARIA BAIÃO

Novembro

01 Novembro Solenidade de Todos os Santos - Missa no HOTC
HOTC
Vaticano
Igreja Portuguesa
Família Franciscana
CIOFS
OFS Portugal
Fátima
Ecclesia
Jufra OFS