CELEBRAR O NATAL

15 Dec 2019

CELEBRANDO O NATAL EM FESTA FRANCISCANA

No passado sábado, dia 14 de dezembro, a Fraternidade da Ordem Terceira da Cidade teve o dia da sua reunião mensal, que coincidiu com a Festa de Natal da Fraternidade e Hospital da Ordem Terceira Chiado.

Os irmãos reuniram-se pela manhã, na Capela da Fraternidade, onde o Assistente Frei Albertino Rodrigues (OFM), fez uma breve exposição sobre a riqueza que São Francisco deixou ao mundo com a construção do primeiro presépio.

Aproveitou também para falar um pouco da Carta Apostólica do Papa Francisco, assinada há duas semanas precisamente sobre o valor do presépio e da sua mensagem, tendo o Papa escolhido o Santuário de Greccio, em Itália, lugar onde o nosso Santo criou o referido Presépio, para assinar e entregar ao mundo a dita Carta com o título “ADMIRABILE SIGNUM – O sinal admirável”. Foi uma enorme alegria para os Frades Franciscanos deste Santuário e os muitos fiéis que ali acorreram.

Depois os irmãos da Fraternidade tiveram a Eucaristia a que se seguiu o almoço de Natal no refeitório do hospital. Pelas 14h30, já no salão da Fraternidade, teve início a Festa de Natal que foi muito vivida por todos, tanto irmãos como muitos membros do hospital: médicos, funcionários, familiares, amigos entre profissionais da saúde. Na festa pudemos ser presenteados com algumas peças de teatro, poesias, cânticos de Natal, entre muitas outras coisas que nos fizeram centrar no essencial daquilo que é o verdadeiro natal, o nascimento Jesus Cristo.

No final da festa foi feita a apresentação, em PowerPoint, dos 25 presépios que este ano se fizeram em todo o edifício da Fraternidade, do Hospital, Casa de São Francisco, Instituto Oftalmologia e nos mais recônditos lugares desta casa.

Depois da festa foi servido um lanche, para quem quis, na sala da Casa de São Francisco. Foi, defacto, um dia muito bem vivido em Fraternidade e também na abertura a quantos quiseram participar connosco desta Festa de Natal.

Referir, também, que no dia anterior algumas dezenas de funcionários do nosso hospital participaram num jantar de natal, organizado por alguns dos nossos funcionários. Também por estes dias a Fraternidade, como tem sido hábito há alguns anos, distribuiu um bacalhau inteiro a todos os funcionários e colaboradores como prenda de Natal.

Assim, podemos dizer que estes momentos foram muito Franciscanos porque vividos na alegria de estarmos juntos com o mesmo objetivo: celebrar juntos e com muita alegria e empenho de muitos, a quem desde já agradecemos, a alegria do natal bem ao jeito Franciscano.

A todos queremos desejar um Santo e Feliz Natal e um ano 2020 abençoado por Deus, ano que será para todos nós do Jubilei Antoniano uma vez que celebraremos em todo o mundo os 800 anos do Martírio dos primeiros frades Franciscanos em Marrocos e simultaneamente a entrada de Santo António na Ordem dos Frades Menores.

Benedicat

Frei Albertino Rodrigues  OFM

02 Agosto N. S. dos Anjos da Porciúncula: Indulgência Plenária - Perdão de Assis (veja com o seu Assistente como pode beneficiar desta Indulgência)
06 Agosto a 13 Agosto Peregrinação da OFS à Itália