COM MARIA ADORAR O FILHO

11 May 2019

Como forma de expressarmos a nossa grande devoção para com Maria, Nossa Senhora, Mãe e Rainha da nossa Ordem, assim S. Francisco a Ela nos confiou, em Assis, Santa Maria dos Anjos na Porciúncula, a nossa Fraternidade tem por costume, no início de Maio, ir a Fátima fazer um dia de reflexão e oração Marianas.

Este ano, e por ser muito próximo da grande Peregrinação de 12 e 13 de maio, decidiu-se por fazer esse dia Mariano aqui na nossa sede, na Serpa Pinto, podendo associar a este dia, não só os Irmãos da Fraternidade mas também as utentes da Casa de S. Francisco e outros amigos que assim o desejassem, passar este dia de reflexão e oração Mariana connosco.

Assim pelas 12h00 fomos chegando e uns minutos depois, na Capela da Fraternidade, o nosso Assistente Fr. Albertino, fez a Exposição Solene do Santíssimo Sacramento, em Custódia, sobre o Altar.

O tema e objectivo deste dia era “Com Maria em oração, adorar o Filho na Eucaristia”. Durante a adoração do santíssimo, e recordando outros tempos em que nas nossas Igrejas mais que hoje se celebrava, desta forma, o mês de Maria, rezámos o Terço em honra e louvor de Nossa Senhora. Os Cânticos e reflexões de cada mistério estiveram a cargo de alguns irmãos e foi na verdade um momento muito alto de oração Mariana. No final foi dada a bênção solene com Cristo Eucaristia em Custódia.

Depois fomos almoçar, e tomar a cafezinho habitual, que fez também com que o grande número de irmãos presentes pudessem conviver e partilhar coisas da vida e da Fraternidade.

Pelas 14h30, no salão da Fraternidade, tivemos um momento de reflexão, com recursos informáticos, feita pelo nosso Assistente sob o tema “Maria nas Sagradas Escrituras”. Foi do consenso geral que muito de novo se aprendeu sob a forma como os diferentes Evangelistas nos falam de Nossa Senhora, bem como S. Paulo aos Gálatas e o Apocalipse, sem deixar de dar uma olhadela aos Génesis.

Terminada esta reflexão tivemos o lanchinho e voltamos a subir à nossa Capela para celebrarmos, como habitualmente aos sábados, a Eucaristia Dominical, coincidindo com o Dia do Bom Pastor, também muito participada e animada por alguns irmãos quer no canto, nas leituras, no serviço ao Altar, entre outros Ministérios.
Agradecemos a todos a sua presença e aos que não puderam estar tenham a certeza de que os recordámos na nossa oração e agora aqui partilhamos o que foi este dia.

Para todos pedimos as bênçãos de Maria nossa Mãe sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

 

 

Paz e bem!

Fr. Albertino S. Rodrigues  OFM

< Voltar
Venerável Ordem Terceira

AGENDA DA FRATERNIDADE

Dezembro

02 Dezembro 18h00 - Reunião do Conselho
06 Dezembro Capítulo  Nacional Ordinário
07 Dezembro Eucaristia com entrega de medalas  (a confirmar) Padroeira da Ordem, da Fraternidade e de Portugal  
08 Dezembro Solenidade da Imaculada Conceição Rainha e Padroeira da Ordem Franciscana e de Portugal-
08 Dezembro ANIV. - MARIA DA CONCEIÇÃO FERNANDES
13 Dezembro 14h30 Reunião da Fraternidade
13 Dezembro Encontro Regional de Formação ADV. São Maximiliano Kolbe
25 Dezembro Solenidade do NATAL Missa no hotc a confirmar
25 Dezembro ANIV. - MARIA DE FÁTIMA BARATA

Janeiro

01 Janeiro ANIV. - LUIS MANUEL S. DE ALVITO
06 Janeiro 18h00 - Reunião do Conselho
08 Janeiro ANIV. - ANA CRISTINA  SANTOS
10 Janeiro 14h30 - Reunião da Fraternidade
16 Janeiro Festa dos Mártires de Marrocos e DIA DA VOCAÇÃO FRANCISCANA Missa a confirmar
21 Janeiro ANIV. - MARIANA A. TORRES ALVES

Fevereiro

03 Fevereiro 18h00 - Reunião do Conselho
07 Fevereiro a 08 Fevereiro Encontro Nacional de Formação Inicial em Fátima
07 Fevereiro 14h30 - Reunião da Fraternidade
11 Fevereiro Dia Mundial do Doente Missa a confirmar
18 Fevereiro Quarta-Feira de Cinzas - Início da Quaresma. Missa no hotc a confirmar
28 Fevereiro ANIV. - MARIA MADALENA BOAVISTA

Março

03 Março 18h00 - Reunião do Conselho
11 Março ANIV. - CECÍLIA MARGARIDA O. C. MARTINS
14 Março 11h00 Aprovação de Contas 14h00 Reunião da Fraternidade
14 Março Encontro de Formação Regional da Quaresma
16 Março ANIV. - MARIETA MESTRE CAVACO

Abril

05 Abril PÁSCOA da RESSURREIÇÃO - Missa no hotc a confirmar
07 Abril 18h00 Reunião do Conselho
11 Abril 14h30 Reunião da Fraternidade
16 Abril ANIV. - ANTÓNIO JOSÉ RAMOS
19 Abril ANIV. - GRACIELA SIMÕES TOMÁS
22 Abril ANIV. - ISABEL MARIA M. MARQUES
28 Abril ANIV. - MARIA COSTA GONÇALVES
28 Abril Festa – Beato Luquésio e sua Esposa, Primeiros Terceiros Franciscanos
29 Abril ANIV. - MARIA BERNARDETE M. de SOUSA

Maio

03 Maio ANIV. - VALENTINA DUARTE PINTO
05 Maio 18h00 - Reunião do Conselho
09 Maio 14h30 - Reunião da Fraternidade
21 Maio ANIV. - A. DO CÉU P. ROLETA PIRES
28 Maio ANIV. - MARGARIDA SA DANTAS
29 Maio ANIV. - ROBSON F. SILVA OLIVEIRA

Junho

03 Junho ANIV. - JOSÉ LUÍS S. ROMÃO
04 Junho Solenidade do Corpo e Sangue de N. S. J. Cristo (Corpo de Deus)
13 Junho Santo António de Lisboa, Doutor da Igreja (solenidade) PADROEIRO DA CIDADE DE LISBOA
16 Junho 18h30 - Reunião do Conselho
19 Junho ANIV. - REGINA M.ª CORREIA REBÊLO
20 Junho 14h30 -  Reunião da Fraternidade
21 Junho Encontro Nacional de Fraternidades 
27 Junho Capítulo Regional   
28 Junho ANIV. - ANTÓNIO BELMAR DA COSTA

Julho

07 Julho 18h00 - Reunião do Conselho
11 Julho 14h30 -  Reunião da Fraternidade
15 Julho Festa – São Boaventura, Bispo e Doutor da Igreja (OFM)
16 Julho Canonização de São Francisco de Assis - Memória

Agosto

02 Agosto N. S. dos Anjos da Porciúncula: Indulgência Plenária - Perdão de Assis (veja com o seu Assistente como pode beneficiar desta Indulgência) MISSA NO HOTC (hora a confirmar)
11 Agosto Festa – Santa Clara de Assis, Virgem, Fundadora, com S. Francisco, das Irmãs Clarissas
25 Agosto Peregrinação da OFS a Itália
25 Agosto Festa – São Luís de França, Padroeiro da OFS

Setembro

12 Setembro ANIV. - MARIA ANA G. VELASCO MARTINS
16 Setembro ANIV. - JORGE RAPOSO DE MAGALHÃES ANIV. - LUÍS A. TORRES DE L. ALVES ANIV. - LUÍS MANUEL F. MARTINS
17 Setembro Festa das Chagas de São Francisco
29 Setembro ANIV. - MARIA DA CRUZ VASCONCELOS

Outubro

03 Outubro Trânsito de São Francisco de Assis
04 Outubro Solenidade de São Francisco de Assis 12h00  Missa Solene no HOTC
06 Outubro ANIV. - MARIA ELISABETE  S. SILVESTRE
10 Outubro ANIV. P. Frei Albertino Rodrigues, OFM
21 Outubro ANIV. - ANTÓNIO MARIA BAIÃO
HOTC
Vaticano
Igreja Portuguesa
Família Franciscana
CIOFS
OFS Portugal
Fátima
Ecclesia
Jufra OFS