Conhecer a Família Franciscana

17 Feb 2024

A FAMÍLIA FRANCISCANA

 A Família e a Religião assumem um papel relevante na sociedade e na vida de cada um de nós. Elas são definidoras da sociedade e são fundamentais na manutenção no Estado dito Social. Tanto a família como o Cristianismo, assentam no amor, um amor pacificador, um amor de furo íntimo e livre. (lembrar que a liberdade é acima de tudo respeito por si próprio e pelo outro). 

No primeiro livro da Bíblia, Génesis, Deus instituiu o matrimónio primordial, entre Adão e Eva, como fundamento sólido da família. Deus, os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e prolíferos, enchei a terra e dominai-a.” (Gn.1, 28). E lhes disse: “Parte da tua terra, da tua família e da casa de teus pais para a terra que eu te mostrei” (Gn.12,1). Pela Bênção, Deus sacralizou o casamento, e disse: «(…) o homem deixará seu pai e a sua mãe para ligar-se à sua mulher, e se tornam uma só carne» (Gn.2, 24). 

FAMÍLIAS ESPIRITUAIS 

Frei Adelino Pereira, OFM, no seu livro “CRISTÃOS LEIGOS COM S. FRANCISCO de ASSIS”, (obra de referência para este ano pastoral), diz-nos, acerca das Famílias Espirituais que: “Todas elas tiveram um fundador ou fundadora, que lhes comunicaram uma espiritualidade, inspirada pelo Espírito Santo e marcada por certos aspectos do Evangelho”.  

Cada Família Espiritual, estando em comunhão com todo o Evangelho, dedica-se a um dos aspetos do mesmo, uns à Oração e solidão, o caso dos Eremitas, outros à pregação e evangelização, o caso dos Dominicanos, os Beneditinos que se consagram à vida de oração comunitária e ao trabalho comum, e, os Franciscanos, realçam na sua vida, a pobreza evangélica, a simplicidade, a fraternidade, a menoridade, a alegria de viver e, a comunhão de louvor com toda a Criação. 

Família Franciscana 

Acerca da família Franciscana, diz-nos Frei Adelino Pereira que: “(…) suscitada(s) pelo Espírito Santo, a Família Franciscana, congrega os membros do Povo de Deus, leigos, sacerdotes e religiosas, que se sentem chamados a seguir a Cristo, no encalço de São Francisco de Assis”. 

A Família Franciscana, embora, de forma diversa, toda ela está em comunhão com a Igreja, vivendo o carisma do Pai Seráfico, que lhe é comum (Regra da OFS, 1, 1). 

FRANCISCO DE ASSIS (Fundador da Família Franciscana) 

Francisco nasce em Itália no ano de 1181, principio de 1182 e é batizado com o nome de João. Seu pai, mercador de tecidos, estava ausente em Provença, quando regressa, altera o nome para Francisco, por gostar tanto de França que lhe quis dar o nome de Francesco = pequeno francês 

Francisco, como filho de Pedro Bernardone, vive uma vida faustosa e boémia mas depois de muitos caminhos encontra-se com o Cristo em S. Damião e inicia uma vida pobre vivendo o Evangelho e a obediência à Igreja, criando assim um estilo de Vida de Irmãos Menores com Regra própria aprovada pelo Papa.

A sua forma de vida, Inspirada no Evangelho, assente na imitação da vida de Jesus Cristo e o seu carisma foram fonte de inspiração para os jovens da sua época, leigos, religiosos, religiosas e sacerdotes que o seguem imitando a sua forma de vida. Francisco a todos quis acolher “debaixo das suas asas”. Por inspiração Divina cria três Ordens. Hoje, designadas como: 

PRIMEIRA ORDEM:  

  • Ordem dos Frades Menores (Franciscanos, Conventuais e Capuchinhos)
  • Segunda Ordem (Ordem de Santa Clara e Concepcionistas)
  • Terceira Ordem: Regular (Centenas de Institutos) e Secular (milhares de Leigos Consagrados no mundo)

A PRIMEIRA ORDEM – ORDEM DOS FRADES MENORES (1182.1226) 

A Primeira Ordem teve a sua origem nos primeiros companheiros de Francisco que quiseram seguir o seu exemplo de vida. O nome de Menores foi-lhes dado por Francisco, por inspiração Divina, como se pode ler na Legenda Perusina. 

“Disse um dia o bem-aventurado Francisco: “A Ordem e vida dos frades Menores é um pequeno rebanho, que o filho de Deus, nestes últimos tempos, pediu ao seu Pai celeste, dizendo: Pai, eu quero que reúnas e me concedas um povo novo e humilde que, pela sua pobreza e humildade que distinga, no presente, de todos os que o precederam; e que, como sua riqueza, não tenham senão a mim. E o Pai respondeu ao Filho amado: o que pediste foi-te concedido”. 

 “O Senhor, acrescentou o santo, quis que os frades tivessem o nome de “menores” porque são esse povo que o Filho de Deus requereu ao Pai (…)”. 

A Ordem dos Frades Menores, inicialmente designada por Penitentes de Assis, foi oficializada a 16 de abril de 1209, pelo Papa Inocêncio III, que a aprovou e outorgou, antes de a apresentar formalmente à Cúria Romana. Oficializando, assim, a forma de vida dos Frades Menores a qual consiste em observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Viver em Obediência com Papa canonicamente eleito, sem nada de próprio e em castidade.

O Papa Leão XIII, no final do séc. XIX, chamou a si a reorganização dos Franciscanos e os reagrupou nas três Ordens que conhecemos hoje; Ordem dos Frades Menores (OFM), conhecidos simplesmente por Franciscanos; Frades Menores Conventuais (OFM Conv.) e Frades Menores Capuchinhos (OFM Cap.) 

De referir que os primeiros 14 Franciscanos, enviados oficialmente por S. Francisco para o nosso país, chegaram a Portugal em 1217, depois do Capitulo Geral, nesse mesmo ano, em Assis, onde se reuniram mais de cinco mil frades, ter decido enviar frades a evangelizar fora de Itália. 

SEGUNDA ORDEM – ORDEM DE SANTA CLARA – Clarissas 

Clara de Assis motivou a criação da Segunda Ordem; Frei Adelino Pereira, diz-nos: “De facto a Segunda Ordem foi fundada por S. Francisco e teve o seu início em Clara de Assis” .

Clara, puríssima de espírito, nobre de nascença, dotada de grande sabedoria e humildade, abandona uma vida de conforto para se entregar de corpo e Alma ao Amor a Deus. Sai da casa paterna aos 18 anos, na noite de 28 de março de 1211 ou 1212 (a seguir ao domingo de Ramos) e vai ao encontro de Francisco. É recebida por ele e os companheiros na Porciúncula. Francisco, corta-lhe os cabelos e veste-lhe o hábito religioso e ela consagra-se ao Senhor. Clara e suas irmãs viveram uma vida de austeridade e pobreza, em clausura e seguindo a “Forma de Vida” dada por Francisco.   

As Clarissas, no início da sua fundação, aceitaram seguir a Regra de S. Bento enquanto aguardavam a aceitação, pela Santa Sé, da Regra redigida por Clara de Assis a qual veio a ser aprovada e outorgada pelo Papa Inocêncio IV em 1225 

As Clarissas chegaram a Portugal 1258 e instalaram-se em Lamego e integraram-se no ramo franciscano de religiosas de clausura; Ordem da Imaculada Conceição (Concepcionistas que foram fundadas pela Portuguesa Santa Beatriz da Silva). 

ORDEM TERCEIRA DE S. FRANCISCO (OFS E TOR) 

Ordem Franciscana Secular (1209)  

Francisco os atendeu e criou com eles uma Ordem: Ordem dos Penitentes de Assis. Apresentou-a ao Sumo Pontífice que a confirmou (AP 41).  

Os primeiros Irmãos da Ordem Terceira, então designados de Penitentes, foram o casal Luquésio e Bonadona, de Poggibonzi, na Toscana. Podemos dizer que pertenceram à Ordem Terceira pessoas que viveram no mundo e foram dirigidas espiritualmente por Francisco de Assis. Tais foram Jacoba de Setessoli, Praxedes de Roma, João Velita de Greccio e o Conde Orlando de Chiusi. Toda a aldeia de Greccio terá chegado a formar uma grande Fraternidade da Ordem Terceira.   

Programa de vida da Ordem Franciscana Secular (OFS) 

 Observar a forma de vida dada por Francisco de Assis. Levar Paz e Bem à Fraternidade, à família e aos Irmãos; Viver em comunhão com a Igreja Católica; Praticar o acolhimento e defender os pequenos. A Fraternidade é considerada fonte de espiritualidade e de santidade; Solidariedade com os pobres; Inserção entre os seculares ou pertença à secularidade. 

No início do terceiro milénio a Ordem Franciscana Secular está bem implantada em Portugal, servida por um Conselho Nacional, cinco Conselhos Regionais, com 94 Fraternidades e cerca de três mil Irmãos e Irmãs. A Assistência Espiritual é confiada à Primeira Ordem e concretiza-se através da Conferência de Assistentes Espirituais. Estes exercem a tríplice missão de garantir a fidelidade da OFS ao carisma franciscano, a comunhão com a Igreja e a união com a família Franciscana.  

TERCEIRA ORDEM REGULAR FRANCISCANA – TOR 

A Terceira Ordem Regular tem a sua origem em Greccio. O povo de Greccio, animado pelas pregações e pelo exemplo de vida de S. Francisco e dos seus frades quis fazer parte desta forma de vida. O número elevadíssimo dos que desejavam seguir a forma de vida de S. Francisco era tão grande que não havia acomodação para tantos nos conventos e, por isso, faziam os votos de pobreza, obediência, castidade, mas, mantinham-se em suas casas.

JUFRA – MOVIMENTOS FRANCISCANOS 

O que é a JUFRA? Diz-nos Frei Adelino Pereira: “É um Fraternidade dos Jovens que se sentem Chamados pelo Espírito Santo a fazer a experiência da vida Cristã à Luz da Mensagem de S. Francisco de Assis”

A JUFRA tem organização e estrutura próprias, aprovadas pelo Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular 

 Cumpre à Família Franciscana: 

“Observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo os exemplos de S. Francisco, que fez de Cristo o inspirador e centro da sua vida para com Deus e para com os homens”. (R. 4) 

EM PORTUGAL DA TOR TEMOS A PRESENÇA DAS SEGUINTES CONGREGAÇÕES e INSTITUTOS: 

Nos nossos dias, o ramo masculino da TOR anda pelos mil irmãos. O número das Congregações e de Irmãs da TOR franciscana é muito elevado e podemos dizer que conta com algumas centenas de milhar de religiosas.Em Portugal, estas Congregações estão federadas na Família Franciscana Portuguesa, e são exclusivamente femininas, como de seguinte se indicam: 

  • Franciscanas Missionárias de Maria, fundadas emFrança, pela Beata Maria da Paixão, em Nantes, em 21 de maio de 1839;
  • Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, que têm como fundadores a Beata Maria Clara do Menino Jesus e P. Raimundo dos AnjosBeirão, da TOR, em Lisboa, em 1871;
  • Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, fundadas,na Madeira, pela Irmã Maria Wilson, de origem inglesa, convertida ao catolicismo (1940);
  • Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, fundadas pela Madre Louise Mabille, em Calais, França, em 1854;
  • Franciscanas da Mãe do Divino Pastor, fundadas pela BeataMaria Ana Mogas Fontcuberta, Catalã, em Madrid, em 1872;
  • Franciscanas de Nossa Senhora das Graças, fundadas pela Irmã Maria das Graças Rosa, em 25 de março de 1878;
  • Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho,fundadas pela Madre Maria Rodon Asensio, em Astorga, León, em 25 de março de1978;
  • Fraternidade Franciscana da Divina Providência,fundada em 25 de março de 1942, pela Irmã Ana Maria de Jesus Faria Amorim.
  • Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado,fundadas pela Irmã maria do Santíssimo Sacramento, 15 de outubro de 1952.
  • Franciscanas Concepcionistas ao Serviço dos Pobres,fundadas pela Madre maria Isabel da Santíssima Trindade, 5 de julho de 1955.

Irmã Bernardete Sousa   OFS

S. Francisco da Cidade

 

< Voltar
Venerável Ordem Terceira

AGENDA DA FRATERNIDADE

Outubro

01 Outubro 18h00  Reunião do Conselho
03 Outubro Trânsito de São Francisco de Assis
04 Outubro Solenidade de São Francisco de Assis 12h00  Missa Solene no HOTC
05 Outubro a 06 Outubro Peregrinação da Família Franciscana a Fátima
10 Outubro ANIV. - P. Frei Albertino da S. Rodrigues,  OFM
12 Outubro 14h30 - Reunião da Fraternidade  Missa a confirmar
21 Outubro ANIV. - ANTÓNIO MARIA BAIÃO

Novembro

01 Novembro Solenidade de todos os Santos Missa a confirmar
02 Novembro Dia de Fiéis Defuntos
05 Novembro 18h00 - Reunião do Conselho
09 Novembro 11h00 Aprovação do Orçamento 14h30 Reunião da Fraternidade
09 Novembro Capítulo Regional e Encontro Regional de Formadores
13 Novembro ANIV. - ISABEL CONCEIÇÃO ROMÃO
17 Novembro Festa – S. Isabel da Hungria, Religiosa, Padroeira da OFS
18 Novembro ANIV. - MARIA LISETE ALVES MARTINS
23 Novembro a 24 Novembro Encontro Nacional de Ministros e Conselheiros
24 Novembro Comemoração dos Fiéis Defuntos da Ordem
29 Novembro Festa - Todos os Santos da Ordem Franciscana Missa a confirmar

Dezembro

03 Dezembro 18h00 - Reunião do Conselho
07 Dezembro 14h30 Reunião da Fraternidade (Missa no hotc a confirmar)
07 Dezembro Capítulo Nacional OFS, Ordinário
07 Dezembro 15h00 - Missa Vespertina da Solenidade da Imaculada Conceição a Confirmar Padroeira da Ordem, da Fraternidade e de Portugal  
08 Dezembro ANIV. - MARIA DA CONCEIÇÃO FERNANDES
08 Dezembro Solenidade da Imaculada Conceição Padroeira da Ordem, da Fraternidade e de Portugal
25 Dezembro ANIV. - MARIA DE FÁTIMA BARATA
25 Dezembro Solenidade do NATAL Missa no hotc a confirmar

Janeiro

01 Janeiro ANIV. - LUIS MANUEL S. DE ALVITO
07 Janeiro 18h00 - Reunião do Conselho
08 Janeiro ANIV. - ANA CRISTINA  SANTOS
11 Janeiro 14h30 - Reunião da Fraternidade
16 Janeiro Festa dos Mártires de Marrocos e DIA DA VOCAÇÃO FRANCISCANA Missa solene no hotc
21 Janeiro ANIV. - MARIANA A. TORRES ALVES

Fevereiro

02 Fevereiro Dia do Consagrado
11 Fevereiro 18h00 - Reunião do Conselho
11 Fevereiro Dia Mundial do Doente Missa no HOTC
15 Fevereiro 14h30 - Reunião da Fraternidade
28 Fevereiro ANIV. - MARIA MADALENA BOAVISTA

Março

05 Março Quarta-Feira de Cinzas - Início da Quaresma. Missa no hotc a confirmar
07 Março a 09 Março Capítulo OFS Nacional Eletivo
11 Março ANIV. - CECÍLIA MARGARIDA O. C. MARTINS
11 Março 18h00 - Reunião do Conselho
16 Março ANIV. - MARIETA MESTRE CAVACO
22 Março 11h00 Aprovação de Contas 14h00 Reunião da Fraternidade
29 Março 14h30 Encontro Regional sob o tema "Cântico das Criaturas".

Abril

01 Abril 18h00 Reunião do Conselho
05 Abril
14h30 Reunião da Fraternidade
16 Abril ANIV. - ANTÓNIO JOSÉ RAMOS
18 Abril Sexta-feira Santa
19 Abril ANIV. - GRACIELA SIMÕES TOMÁS
20 Abril PÁSCOA da RESSURREIÇÃO - Missa no hotc a confirmar
22 Abril ANIV. - ISABEL MARIA M. MARQUES
28 Abril ANIV. - MARIA COSTA GONÇALVES
28 Abril Festa – Beato Luquésio e sua Esposa, Primeiros Terceiros Franciscanos
29 Abril ANIV. - MARIA BERNARDETE M. de SOUSA

Maio

03 Maio ANIV. - VALENTINA DUARTE PINTO
06 Maio 18h00 - Reunião do Conselho
10 Maio 14h30 - Reunião da Fraternidade
21 Maio ANIV. - A. DO CÉU P. ROLETA PIRES
24 Maio Capítulo OFS Nacional - Fátima
28 Maio ANIV. - MARGARIDA SA DANTAS
29 Maio ANIV. - ROBSON F. SILVA OLIVEIRA

Junho

03 Junho 18h00 - Reunião do Conselho
03 Junho ANIV. - JOSÉ LUÍS S. ROMÃO
07 Junho 14h30 -  Reunião da Fraternidade
13 Junho Santo António de Lisboa, Doutor da Igreja (solenidade) PADROEIRO DA CIDADE DE LISBOA
19 Junho Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.
Procissão do Corpo de Deus.
19 Junho ANIV. - REGINA M.ª CORREIA REBÊLO
22 Junho Encontro Nacional de Fraternidades 
28 Junho Capítulo Regional e Encontro Regional de Formadores
28 Junho ANIV. - ANTÓNIO BELMAR DA COSTA

Julho

03 Julho ANIV. - M.ª INÊS LEMOS M. VINAGRE
08 Julho 18h00 - Reunião do Conselho
12 Julho 14h30 -  Reunião da Fraternidade
15 Julho Festa – São Boaventura, Bispo e Doutor da Igreja (OFM)
16 Julho Canonização de São Francisco de Assis - Memória

Agosto

01 Agosto ANIV. - ISABEL COSTA M. ALVES
02 Agosto N. S. dos Anjos da Porciúncula: Indulgência Plenária - Perdão de Assis (veja com o seu Assistente como pode beneficiar desta Indulgência) MISSA NO HOTC (hora a confirmar)
09 Agosto ANIV. - CARLOS PEDRO GÓIS
11 Agosto Festa – Santa Clara de Assis, Virgem, Fundadora, com S. Francisco, das Irmãs Clarissas
19 Agosto ANIV. - JOÃO CARLOS G. GANHÃO
23 Agosto ANIV. - MARIA DE JESUS FRAGA
25 Agosto Peregrinação da OFS a Itália
25 Agosto Festa – São Luís de França, Padroeiro da OFS

Setembro

06 Setembro ANIV. - ANTÓNIO JOSÉ GONÇALVES
11 Setembro ANIV. - JOSÉ FILIPE DE B. RIBEIRO
12 Setembro ANIV. - MARIA ANA G. VELASCO MARTINS
16 Setembro ANIV. - JORGE RAPOSO DE MAGALHÃES ANIV. - LUÍS A. TORRES DE L. ALVES ANIV. - LUÍS MANUEL F. MARTINS
17 Setembro Festa das Chagas de S. Francisco    
29 Setembro ANIV. - MARIA S. CRUZ DE VASCONCELOS

Outubro

03 Outubro Festa do Trânsito de S. Francisco de Assis
04 Outubro Solenidade de São Francisco de Assis
04 Outubro a 05 Outubro Peregrinação da Família Franciscana a Fátima
06 Outubro ANIV. - MARIA ELISABETE S. SILVESTRE
06 Outubro ANIV. - MARIA ELISABETE  S. SILVESTRE
10 Outubro ANIV. - P. FREI ALBERTINO DA S. RODRIGUES   OFM
21 Outubro ANIV. - ANTÓNIO MARIA BAIÃO
HOTC
Vaticano
Igreja Portuguesa
Família Franciscana
CIOFS
OFS Portugal
Fátima
Ecclesia
Jufra OFS