D. VITÓRIA CELEBRA 100 ANOS
A nossa Casa de S. Francisco tem já todos os residentes e colaboradores vacinados contra a covid-19 e o levantamento de algumas restrições, foram retomadas as tão aguardadas visitas presenciais. Isto, só por si é motivo da maior alegria para a Fraternidade, para o HOTC e para todos os familiares dos nossos utentes.
Neste contexto, como escreve a nossa querida fisioterapeuta Sofia Jordão, no boletim mensal IDAD3, no meio de tanta alegria tivemos como principal destaque, a celebração do 100º aniversário da Sra. D. Vitória Gordinho no dia 6 de maio. Este marco importantíssimo foi festejado com uma cerimónia de coroação, uma Eucaristia especial com um coro de luxo, um discurso emotivo da Sra. D. Céu Pires e um lanche realizado no exterior (Espaço Pe. Costa Santos).
COROAÇÃO RAINHA D. VITÓRIA – 100º ANIVERSÁRIO
Pelas 11h30 chega ao Salão, a Sra. D. Vitória entra, sendo recebida com muita festa e alegria ao som de um hino, pelos participantes da cerimónia.
O nosso Capelão, Frei Albertino, vestido com vestes Sacerdotais, fez uma pequenina cerimónia ali, de louvor pelo dom da Vida e coroou a Rainha, sentada num trono ali preparado, enquanto todos os presentes pediam “Deus Abençoe a nossa Rainha Vitória”, seguindo-se o canto habitua dos parabéns.
Coroada a D. Vitória foi levada pelo nosso fisioterapeuta, Pedro, de braço dado para a Capela a fim de continuarmos esta festa em contexto da Eucaristia. Foi uma Celebração muito bonita com a participação no canto e nas leituras de enfermeiros, fisioterapeutas e outros amigos.
Até no momento de Comungar a D. Vitória se lembrou de perguntar ao Frei “quem foi que inventou as vacinas?”, respondendo de imediato “Pasteur”.
No momento pós comunhão a D. Céu Pires deu um pequeno testemunho sobre a D. Vitória: “A Sra D Vitória sempre gostou de nos questionar. A pergunta mais frequente: “Sabe quais são as 7 Maravilhas do Mundo”. Deixo-vos com esta questão para pensarem e responderem, se souberem…
Já a conheço há 10 anos e tenho a certeza de que tenho aqui uma grande amiga. Partilhamos o apelido Pires e a Sra D Vitória sempre me perguntou se sabia a origem do nosso apelido. Não sei. Sabe, Frei Albertino?
Hoje, Vitória Gordinho, foi simbólica e carinhosamente coroada Rainha da CSF, porque é a 1ª residente a atingir os 100 anos de idade na nossa casa. Por parte de toda a equipa, muitos parabéns!”
Depois à tarde, no espaço jardim “P. Costa Santos”, fez-se uma belíssima festa com lanche e muitas coisas boas, balões e muita música. Participaram neste belíssimo momento toda a Casa de S. Francisco e os que aqui colaboram, também com a presença do Dr. Luís Alvito (Presidente do Conselho Diretivo), do nosso Capelão e de familiares da Sra D. Vitória.
Que Deus continue a conceder a saúde e a bênção à aniversariante e a todos nós.
Frei Albertino S. Rodrigues OFM
Assistente da Fraternidade.