Dra Filomena Oliveira… um “Até já”.

19 Oct 2021

No passado dia 18 de outubro o Conselho Diretivo do Hospital da Ordem Terceira, o Ministro da nossa Fraternidade e o Sr. Dr. Ferreira Pinto do Instituto de Oftalmologia reuniram-se num almoço de homenagem à Sr.ª Dr.ª Filomena Oliveira que, depois de 13 anos a servir de forma profissional e exemplar o nosso Hospital, vai agora gozar de uma merecidíssima reforma.

A Sr.ª Dr.ª Filomena Oliveira foi durante esta última década um garante na gestão do Hospital da Ordem Terceira e é justo referir e salientar que ao longo do tempo que passou connosco esteve sempre entre os melhores dos melhores. Porque não é possível traduzir em palavras todo o apreço que lhe temos limito-me a dar-lhe um enorme Bem Haja em nome de nós todos.

No almoço referido a Fraternidade fez questão de a presentear com a Sagrada Família um símbolo do que todos devemos ser no Hospital e na Fraternidade. Uma Sagrada Família.

Muito obrigado

António Belmar da Costa

Ministro da Fraternidade

MENSAGEM DA DRA FILOMENA OLIVEIRA

Aos Ex.mos Membros do Conselho da Fraternidade,

Permitam-me que, neste momento de mudança da minha vida pessoal e profissional me dirija a vós!

Não são fáceis os momentos de mudança!

Este também não o é!

Foram 13 anos de grande intensidade pessoal e profissional, em que procurei “servir” a Venerável Ordem Terceira, em cada momento e da forma que foi entendido que seria a melhor e a necessária.

De uma coisa estou segura: dei tudo o que sabia e podia!

Foram anos desafiantes, passei por diferentes áreas para onde fui sendo chamada: financeira, comercial, assessoria ao Conselho Diretivo; umas vezes mais assertiva, outras vezes mais afetiva.

Fui-me dando, sempre focada naquela que entendi ser a minha Missão nesta casa: “Estar ao serviço”!

Agora é a hora de enfrentar outros desafios e esperar que o trabalho aqui realizado continue a progredir e a desenvolver-se, sempre a bem da Venerável Ordem Terceira e do Hospital da Ordem Terceira Chiado.

Gostaria de deixar uma palavra de especial agradecimento:

• Ao Sr. António José e à Enf. Maria da Cruz que me acolheram em primeiro lugar.
  • Ao Dr. António Belmar, a quem reencontrei neste Hospital após longos anos de ausência e a quem agradeço também a confiança que em mim depositou
  • Ao Dr. Luis Torres com quem partilhei 3 duros anos nesta organização, sem esmorecimentos e procurando resolver cada situação que surgia.
  • Ao Dr. Ferreira-Pinto, pela colaboração constante e diálogo construtivo
  • Aos Drs. Luis Alvito e José Domingos, a quem acompanhei nos últimos 5 anos

A todos desejo as maiores felicidades, muito especialmente ao novo Conselho Diretivo do HOTC, integrando agora a Eng. Rita.

À Venerável Ordem Terceira, a todos os Membros do atual Conselho da Fraternidade e ao seu Assistente Espiritual, Frei Albertino Rodrigues, desejo do fundo do coração, uma longa vida e a continuação da permanência ao serviço do Outro – aquele que Jesus nos ensinou ser o nosso Próximo!

Continuarei próxima, sempre que de mim precisarem!

Obrigada,

Filomena Oliveira

UM ATÉ JÁ…

Tomo a liberdade para agradecer à Amiga Dra Filomena todo o carinho, simpatia e sorriso para comigo. A sua presença sempre que podia a celebrar a Fé connosco, as partilhas na busca do melhor e na busca de paz interior, essa paz que Francisco de Assis nos canta e pede procuremos.

Dra Filomena fica em promessa o nosso cafezinho, sinta a minha presença sempre amiga e orante e, sempre que quiser estou aqui, estamos todos aqui.

Abraço muito fraterno

Frei Albertino Rodrigues OFM