Ermelinda Sarafana na CASA DO PAI

30 Jul 2021

MARIA ERMELINDA TELES SARAFANA

Na manhã desta sexta-feira, dia 30 de julho de 2021, na nossa Casa de São Francisco, no Hospital da Ordem Terceira Chiado, partiu para a casa do Pai, aos 94 anos de idade, a nossa Irmã Maria Ermelinda teles Sarafana, tendo sido Sacramentada, ontem a meio da tarde.

A Irmã Ermelinda Sarafana nasceu a 12/08/1926, tinha agora 94 anos de idade.

Foi admitida na Fraternidade da Ordem Terceira de S. Francisco da Cidade a 08/12/1992, há 29 anos, e nesta Fraternidade Professou a 28/06/1994, portanto viveu como Irmã Professa 27 anos da sua Vida.

Uma mulher com muito boa formação, não só humana e religiosa, mas também profissional como enfermeira. No Hospital da Ordem terceira de S. Francisco da Cidade (hoje hotc) a Irmã Ermelinda desempenhou maravilhosamente a enfermagem cremos que mais de vinte anos, como supervisora, chefe do serviço de medicina, Enfermeira voluntária durante uns anos da Casa de S. Francisco e pertenceu ao Conselho da Fraternidade onde desempenhou a missão de secretária, ao tempo em que era Ministro o Irmão Orlando Frada.

Sempre muito atenta aos outros, com o seu olhar e coração humano, cristão e verdadeiramente Franciscano, escreveu uma carta ao Conselho, na altura em que estava ao serviço da Casa de S. Francisco, a pedir para que as colaboradoras pudessem sair às 22h30 e ainda hoje se mantem a aceitação deste seu pedido. Isto só demonstra a grande mulher e Irmã que ela foi.

Foi condecorada, em 1945, com a Cruz em imagem, com a inscrição “Enfª Mª Ermelinda Teles F. Sarafana, CONDECORADA pelos BONS SERVIÇOS prestados em AGADIR (N. ÁFRICA), em Comissão de Serviço 1960”.

Esta condecoração é o reconhecimento da importância que a nossa Irmã teve em Agadir. Ali, foi a primeira Enfermeira a chegar após o sismo, e há testemunhos de que salvou uma criança recém nascida cuja mãe foi engolida por uma brecha. Testemunhos ainda da sua vida e missão enquanto Servita sobretudo quando teve por missão ser a organizadora da operação de todos os serviços de Saúde, com médicos de todas as especialidades, para a visita do Papa S. Paulo VI.

Depois da sua aposentação profissional, deu entrada como utente residente, na casa de S. Francisco no dia 01 de fevereiro de 2014 e aqui viveu os últimos sete anos da sua vida, no silêncio, uma vez que a falta de saúde e os muitos exames e cirurgias, a deixaram um pouco sem consciência do que se passava à sua volta, tendo sempre por companheira e maior cuidadora, porque cudada da sua irmã de sangue, a D. Natividade Sarafana.

Aqui na Casa de S. Francisco, como outra coisa não seria de esperar, foi sempre muito bem tratada e cuidada por todas, com muito carino e apesar de não falar e de estar lá no “seu mundo” sempre que possível estava com as outras utentes na sala e chegou mesmo a ir à Capela a uma ou outra celebração, como em dia de Cinzas, bem me recordo.

Era reconhecida por todos como uma enfermeira muito profissional, mas acima de tudo uma verdadeira Irmã, muito humana e atenciosa para com todos.

Nos últimos dias era bem visível a sua mais ainda fragilidade e ia-se sentindo, espiritualmente, que estava muito próxima a sua hora.

Dignou-se o Senhor chamá-la para junto de Si esta manhã. Amanhã dia 31, na Eucaristia das 16h30 na capela do nosso Hospital, será celebrada Missa pela sua Alma e oportunamente, como deliberado em Conselho da Fraternidade, será hasteada a Bandeira da Fraternidade, durante 24 horas, na fachada do Hospital da Ordem Terceira Chiado.

Que do Céu ela continue agora a interceder pela sua irmã Natividade, por todos nós, e que receba o prémio daqueles que cumpriram, como ela, o mandato de Cristo; “Tudo quanto fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes!” (Mateus 25, 40).

Fr. Albertino Rodrigues   OFM

14 Outubro 18h30 Reunião do Conselho
16 Outubro 14h30 - Reunião da Fraternidade - presencial

01 Novembro Solenidade de Todos os Santos - Missa no HOTC