Fraternidade no Corpo de Deus
SOLENIDADE DO CORPO DE DEUS
No dia 30 de maio, a Igreja celebrou a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. Como vem sendo habitual a nossa Fraternidade fez-se presente na grande Procissão com alguns Irmãos que levaram o nosso Estandarte.
Esta solenidade está muito ligada à defesa da fé na presença real de Cristo no Corpo e Sangue da Eucaristia, uma das grandes defesas de S. Francisco de Assis, que recomendava aos Irmãos que onde o santíssimo estivesse mal guardado ou cuidado O trouxessem para os pobres Conventos para que os Frades O pudessem guardar e adorar, por ali naquelas espécies sagradas do Pão e do Vinho está Cristo realmente presente.
Também Santo António defendeu este Dogma diante de hereges que negavam tão presença real de Cristo, recordamos o celebre milagre da mula realizado pelo Santo de Lisboa, conhecido em todo o mundo.
Assim, como habitualmente, na tarde deste dia 30, fez-se uma enorme Procissão, presidida pelo Senhor Patriarca de Lisboa, levando o Santíssimo Sacramento pelas ruas da Cidade. Nesta Procissão se incorporam as Paróquias, Ordens e Congregações Religiosos, Irmandades e Confrarias e muito povo fiel que reza e canta hinos de adoração.
A nossa Fraternidade fez-se presente, neste momento de adoração pública e levando o estandarte com S. Francisco e as Armas da Fraternidade, bem como identificados com o Tau e os mantos castanhos em uso nas nossas celebrações solenes.
Curiosamente este ano coincidiu com a comemoração da canonização dos 792 anos da canonização de Santo António, dada em Espoleto a 30 de maio de 1232, pela voz do Papa Gregório IX.
Que saibamos acolher em cada dia a certeza de que Cristo está realmente pre3sente na Eucaristia.
Frei Albertino S. Rodrigues OFM
Assistente da Fraternidade
Acesso Multimédia
AGENDA DA FRATERNIDADE
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
