Frei Armindo Carvalho na Casa do Pai

30 Nov 2020

Frei Armindo Carvalho OFM) na Casa do Pai

Comunicado da Província Portuguesa da Ordem Franciscana

NB: algumas alterações feitas pelo nosso Assistente ao documento original, de forma a mostrar a sua ligação à nossa Fraternidade.

No passado dia 23 de novembro de 2020, pelas 23,15 horas, no Hospital da Ordem Terceira Chiado, da nossa Fraternidade de S. Francisco da Cidade, em Lisboa, depois de ter sido acolhido e cuidado com amor por todos durante mais de duas semanas, faleceu o Frei Armindo de Jesus Ferreira Carvalho com 81 anos de idade, 64 de profissão religiosa e 57 de sacerdócio.

A cerimónia das Exéquias foram na Igreja do Seminário Franciscano da Luz, onde viveu nos últimos anos da sua vida, Cerimónia presidida pelo Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o nosso Bispo D. António Montes Moreira (OFM), O Padre Provincial da Província (OFM) cerca de vinte Sacerdotes e um número bastante significativo da família, amigos, onde esteve representada a Fraternidade da O. Terceira de S. Francisco da Cidade.

Frei Armindo de Jesus Ferreira Carvalho, nasceu em Marrazes, Leiria, a 3 de outubro de 1939, filho de João Ferreira Carvalho e de Maria de Jesus. Tomou hábito a 14 de agosto de 1955 e professou temporariamente a 15 de agosto de 1956; professou perpetuamente a 08 de dezembro de 1960 e foi ordenado sacerdote a 21 de julho de 1963. Depois de três anos passados na paróquia de Carnide, Lisboa, como coadjutor, partiu para Moçambique e chegou à Missão de Inharrime em dezembro de 1966.

De 1970 a 1982 foi pároco da igreja-catedral de Inhambane, serviu nos Secretariados Diocesanos da Catequese e da Pastoral, promoveu o Escutismo, participou na criação do Centro de Guiúa, do Colégio da Maxixe e de outras instituições de assistência social e educativa.

Em janeiro de 1982 foi nomeado pároco de Santo António da Polana e superior da fraternidade. Ali desenvolveu muitas e diversificadas atividades, com relevo para a criação de quatro comunidades: Caniço A, Caniço B, São Francisco e Costa do Sol. Pertenceu ao Conselho da Custódia desde 1981 até ao seu regresso a Portugal a 24 de novembro de 2004, quando já estava nomeado Guardião da Igreja-Casa de Santo António (Lisboa).

No Capítulo de 2007 foi eleito Vigário Provincial e, a 28 de abril de 2009, Mestre de Noviços em Varatojo. No Capítulo Provincial de 2016, realizado em Montariol, Braga, foi eleito Ministro Provincial a 31 de março. Tendo, após 4 anos de mandato, por motivos de saúde, renunciado ao cargo a 5 de fevereiro de 2020.

Foi o Frei Armindo, enquanto Provincial, que nomeou Assistente da Fraternidade, Frei Albertino Rodrigues (OFM), e procurou estar sempre que pôde em momentos celebrativos na nossa Capela, na nossa Fraternidade bem como noutras Festas, bem nos lembramos da sua alegria em estar presente aquando da reabertura e bênção, do nosso hospital, após as obras de melhoramento e redecoração dos espaços e quem não recorda que ainda há dois anos dançou alegremente na Festa de Natal da Fraternidade/hotc. No ano passado, dada a sua fragilidade e falta de saúde, não pôde estar presente, mas enviou mensagem de comunhão e alegria com todos.

Depois de um ano a lutar contra o cancro, e acompanhado, pela amizade e também pelo cuidado profissional, da Fraternidade da O. Terceira de S. Francisco da Cidade, onde veio muitas vezes, o Senhor chamou-o para junto d’Ele, onde cantará eternamente os Seus Louvores, depois de uma vida gasta ao serviço do Reino, da qual, 38 anos foram vividos em Moçambique.

Que da Casa do pai, Frei Armindo continue a abençoar…

Adaptado do comunicado oficial da Secretaria da Província da OFM, 30 de novembro de 2020

11 Fevereiro 21h00 Reunião da Fraternidade on-line