Hostória da OFS

13 Jan 2024

Nenhuma descrição de foto disponível.

História da Ordem Terceira de São Francisco (OFS) 

 

A Ascensão da importância social dos leigos – São Francisco fundador da Ordem dos Penitentes (OFS).  

1209 ou 1210- Francisco funda a Ordem dos Irmãos e Irmãs da Penitência, depois chamada Ordem Terceira de S. Francisco. 

A ascensão social dos leigos vinha já do século XI, mas atingiu o seu ponto mais alto no século XIII. São Francisco não fez mais do que meter-se ele próprio no caudal deste vasto movimento e, aproveitar a sua força e influência, tornando-se um dos mais altos líderes. Por isso a Francisco e à sua vida e pregação acorrem também leigos casados e solteiros desejosos de viverem a vida de penitência e de retorno ao Evangelho. Podemos afirmar que durante o século XIII, o ideal franciscano foi o grande polo de atração dos leigos penitentes. Por isso certamente é que o Papa Nicolau IV deu ao movimento laical de penitentes uma regra incluída na bula Supra Montem, de 1289, 

Na qual e pela primeira vez num documento oficial da Igreja, se reconhece Francisco como fundador da Ordem da Penitência. 

De notar que S. Francisco foi o primeiro na Vida Religiosa a escrever uma forma de vida para leigos que, ao jeito simples do Poverello, queriam viver mais unidos ao ideal da Menoridade, carisma Franciscano, vivendo e testemunhando no mundo o ser irmão na vivência radical do Evangelho. 

  

O Beato Luquésio e sua Esposa Bonadona (+1250). Casal italiano, de Toscana. O primeiro a entrar na Ordem Terceira de São Francisco. Também chamados Luquésio e Bonadona, os Bem-Casados. Juntos serviram aos pobres e doentes. Morreram no mesmo dia. Este é um casal que comeu o Queijo do céu. O culto aos dois bem-casados foi permitido em 1273. 

No início, Francisco contrariou estas ideias dizendo: “Vocês são casados e vão continuar a viver juntos, mas vou dar-lhes uma regra de vida para se tornarem perfeitos”. Eles vestiram o hábito cor cinza e foram cingidos com um cíngulo dizendo: “Vocês vivem no mundo de frades penitentes, mas pertencem ao mundo” para fazer boas obras, jejuar e pregar a paz. São Francisco, pensava, já a algum tempo, numa instituição que agrupasse também pessoas leigas, homens e mulheres casados 

 

trabalhadores, que devido ao seu estado não podiam sujeitar-se aos três votos: de pobreza, castidade e obediência; aproveitou esta oportunidades, compôs e enviou ao casal a regra da chamada Ordem Terceira da Penitência considerada e definida como “medula do Evangelho” que foi aprovada pelo Papa Nicolau IV em 1221. 

No Século XVII pertencer à Ordem Terceira tornou se uma moda. O hábito torna formas ostensivas e são muitos os homens e mulheres da alta sociedade que entram na Ordem Terceira de São Francisco: reis, rainhas, nobres, eclesiásticos, políticos e escritores. As Fraternidades organizam grandiosas procissões cerimónias imponentes. A aristocracia adere à ordem Terceira um pouco por toda a europa. Em Roma a nobreza é toda professa na Ordem Terceira Franciscana. Para termos ideia em Lisboa, em 1644, havia 11.000 e, em Madrid contava 25.000 Irmãos. 

Por sua vez, os Papas deste século deitam mão à Ordem Terceira para tentar reformar a sociedade. A ordem Terceira tem uma grande atividade educativa junto da classe nobres e serve-se dela para por ricos e poderosos, advogados e médicos, ao serviço dos mais pobres, na criação de hospitais e farmácias.  

Nos Séculos XVIII e XIX nestes Séculos a Ordem Franciscana Secular perde o sentido penitencial, mas é dela que saem muitos homens e mulheres que fundam Institutos de vida consagrada para responder a necessidades graves da igreja e da sociedade, com a libertação dos pobres, as missões, a catequese e a educação da juventude.  

O Liberalismo, o absolutismo, e o regalismo expandem-se pela europa e combatem as ordens e congregações religiosas, que país após país vão sendo extintas. Mas o século XIX acaba por ser o século dos grandes santos sacerdotes franciscanos seculares, que foram fundadores de Obras sociais e educativas e hospitais, que chegam prodigiosamente até aos nossos dias: S. João Maria Vianey, chamado o Santo Cura 

 d’Ars, Dom João Bosco (1815-1888) fundador dos Salesianos. Dom José Cafasso (1811-1860), mestre e formador de sacerdotes; Dom Bento Cattolengo (1786-1842) fundador da casa da divina Providência que ainda hoje existe, São Leonardo Murialdo (1829-1900), fundador da Congregação de S. José para a educação dos jovens.  

Por ação de dois Papas franciscanos seculares: Pio IX (1846-1878) e Leão XIII (1878-1903), os franciscanos seculares regressam à ação social, distinguindo-se o arcebispo franciscano de Mogúncia na Alemanha. Notabilizam se os industriais franciscanos seculares, ente (1829-1915, fundam se obras sociais como a caixa de aforro e ajuda dos Operários abrem se centros de estudos sociais. 

O Papa Leão XIII põe na Ordem terceira Franciscanas as suas mais profundas esperanças de uma reforma e renovação social, diz o Papa: Quero encontrar na Ordem de S. Francisco um sustentáculo vigilante. Que me ajude a defender os direitos da Igreja e a realizar a reforma social. E escreveu ainda: A Ordem Terceira de São Francisco, reorganizada para a ação social é capaz de produzir frutos maravilhosos. 

Este regresso à ação social provocou uma ascensão de homens e mulheres na Ordem Terceira Franciscana. 

Depois da segunda Guerra mundial e sobretudo depois do Concílio Vaticano II deu-se a renovação da OFS, assinalada pelos eventos seguintes: 

1.Reflexão sobre as origens da TOF/OFS. 

  1. Redescoberta e aprofundamento do carisma Franciscano:
  2. Centralidade do Evangelho, na vida fraterna, na formação e nas reuniões.
  3. O Frade Diretor e Comissário passa a Assistente Espiritual.
  4. o Diretório passa a chamar-se Conselho.
  5. o Governo da OFS recupera a sua autonomia frente à Primeira Ordem.
  6. A OFS atinge a sua unificação plena: ter uma organização e um único governo.
  7. Possuir uma só Regra (1978) e uma só constituição (2000).
  8. 9. Promoção vocacional e acompanhamento da Juventude Franciscana (JUFRA)

 
A organização movimentada em Itália, no final de 1200, indubitavelmente chegaria até nós, e nesse tempo se estabeleceriam as fraternidades de Irmãos da Penitência, principalmente em Bragança, Guimarães, Coimbra, Leiria, Alenquer, Santarém, Lisboa, Évora, Portalegre, Guarda, Covilhã e Porto. Mas, repita-se, não ficaram provas diretas destas organizações.  

No final do século XIX, havia conhecimento de setenta e cinco fraternidades, algumas das quais sem vida espiritual apreciável, e grande parte delas sem contacto com superiores franciscanos. 
Após o Concílio Vaticano II, surgiu em Portugal um forte movimento de restauração da Ordem Terceira e das suas fraternidades. 
 
Liderados, principalmente por Frei António de Pinho, OFM e pelo franciscano secular Alfredo dos Santos Freire, muitas fraternidades foram reativadas e muitos cristãos começaram a viver o Evangelho, na radicalidade da espiritualidade de São Francisco de Assis.  

Com a Regra de Vida, dada pelo Papa Paulo VI, e as Constituições Gerais da Ordem Franciscana Secular, a Ordem não mais parou de crescer em número de Irmãos e Irmãs e Fraternidades. Também a juventude abraçou este ideal de vida e nasceu a JUFRA (Juventude Franciscana de Portugal), impulsionada pelo Conselho Nacional, com a liderança destacada da Irmã Isabel Jardim de Campos. 
 
No início do terceiro milénio a Ordem Franciscana Secular está bem implantada em Portugal, servida por um Conselho Nacional, cinco Conselhos Regionais, com 94 Fraternidades e cerca de três mil Irmãos e Irmãs. 

  

Irmã Isabel Alves OFS

S. Francisco da Cidade

< Voltar
Venerável Ordem Terceira

AGENDA DA FRATERNIDADE

Outubro

01 Outubro 18h00  Reunião do Conselho
03 Outubro Trânsito de São Francisco de Assis
04 Outubro Solenidade de São Francisco de Assis 12h00  Missa Solene no HOTC
05 Outubro a 06 Outubro Peregrinação da Família Franciscana a Fátima
10 Outubro ANIV. - P. Frei Albertino da S. Rodrigues,  OFM
12 Outubro 14h30 - Reunião da Fraternidade  Missa a confirmar
21 Outubro ANIV. - ANTÓNIO MARIA BAIÃO

Novembro

01 Novembro Solenidade de todos os Santos Missa a confirmar
02 Novembro Dia de Fiéis Defuntos
05 Novembro 18h00 - Reunião do Conselho
09 Novembro 11h00 Aprovação do Orçamento 14h30 Reunião da Fraternidade
09 Novembro Capítulo Regional e Encontro Regional de Formadores
13 Novembro ANIV. - ISABEL CONCEIÇÃO ROMÃO
17 Novembro Festa – S. Isabel da Hungria, Religiosa, Padroeira da OFS
18 Novembro ANIV. - MARIA LISETE ALVES MARTINS
23 Novembro a 24 Novembro Encontro Nacional de Ministros e Conselheiros
24 Novembro Comemoração dos Fiéis Defuntos da Ordem
29 Novembro Festa - Todos os Santos da Ordem Franciscana Missa a confirmar

Dezembro

03 Dezembro 18h00 - Reunião do Conselho
07 Dezembro 14h30 Reunião da Fraternidade (Missa no hotc a confirmar)
07 Dezembro Capítulo Nacional OFS, Ordinário
07 Dezembro 15h00 - Missa Vespertina da Solenidade da Imaculada Conceição a Confirmar Padroeira da Ordem, da Fraternidade e de Portugal  
08 Dezembro ANIV. - MARIA DA CONCEIÇÃO FERNANDES
08 Dezembro Solenidade da Imaculada Conceição Padroeira da Ordem, da Fraternidade e de Portugal
25 Dezembro ANIV. - MARIA DE FÁTIMA BARATA
25 Dezembro Solenidade do NATAL Missa no hotc a confirmar

Janeiro

01 Janeiro ANIV. - LUIS MANUEL S. DE ALVITO
07 Janeiro 18h00 - Reunião do Conselho
08 Janeiro ANIV. - ANA CRISTINA  SANTOS
11 Janeiro 14h30 - Reunião da Fraternidade
16 Janeiro Festa dos Mártires de Marrocos e DIA DA VOCAÇÃO FRANCISCANA Missa solene no hotc
21 Janeiro ANIV. - MARIANA A. TORRES ALVES

Fevereiro

02 Fevereiro Dia do Consagrado
11 Fevereiro 18h00 - Reunião do Conselho
11 Fevereiro Dia Mundial do Doente Missa no HOTC
15 Fevereiro 14h30 - Reunião da Fraternidade
28 Fevereiro ANIV. - MARIA MADALENA BOAVISTA

Março

05 Março Quarta-Feira de Cinzas - Início da Quaresma. Missa no hotc a confirmar
07 Março a 09 Março Capítulo OFS Nacional Eletivo
11 Março ANIV. - CECÍLIA MARGARIDA O. C. MARTINS
11 Março 18h00 - Reunião do Conselho
16 Março ANIV. - MARIETA MESTRE CAVACO
22 Março 11h00 Aprovação de Contas 14h00 Reunião da Fraternidade
29 Março 14h30 Encontro Regional sob o tema "Cântico das Criaturas".

Abril

01 Abril 18h00 Reunião do Conselho
05 Abril
14h30 Reunião da Fraternidade
16 Abril ANIV. - ANTÓNIO JOSÉ RAMOS
18 Abril Sexta-feira Santa
19 Abril ANIV. - GRACIELA SIMÕES TOMÁS
20 Abril PÁSCOA da RESSURREIÇÃO - Missa no hotc a confirmar
22 Abril ANIV. - ISABEL MARIA M. MARQUES
28 Abril ANIV. - MARIA COSTA GONÇALVES
28 Abril Festa – Beato Luquésio e sua Esposa, Primeiros Terceiros Franciscanos
29 Abril ANIV. - MARIA BERNARDETE M. de SOUSA

Maio

03 Maio ANIV. - VALENTINA DUARTE PINTO
06 Maio 18h00 - Reunião do Conselho
10 Maio 14h30 - Reunião da Fraternidade
21 Maio ANIV. - A. DO CÉU P. ROLETA PIRES
24 Maio Capítulo OFS Nacional - Fátima
28 Maio ANIV. - MARGARIDA SA DANTAS
29 Maio ANIV. - ROBSON F. SILVA OLIVEIRA

Junho

03 Junho 18h00 - Reunião do Conselho
03 Junho ANIV. - JOSÉ LUÍS S. ROMÃO
07 Junho 14h30 -  Reunião da Fraternidade
13 Junho Santo António de Lisboa, Doutor da Igreja (solenidade) PADROEIRO DA CIDADE DE LISBOA
19 Junho Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.
Procissão do Corpo de Deus.
19 Junho ANIV. - REGINA M.ª CORREIA REBÊLO
22 Junho Encontro Nacional de Fraternidades 
28 Junho Capítulo Regional e Encontro Regional de Formadores
28 Junho ANIV. - ANTÓNIO BELMAR DA COSTA

Julho

03 Julho ANIV. - M.ª INÊS LEMOS M. VINAGRE
08 Julho 18h00 - Reunião do Conselho
12 Julho 14h30 -  Reunião da Fraternidade
15 Julho Festa – São Boaventura, Bispo e Doutor da Igreja (OFM)
16 Julho Canonização de São Francisco de Assis - Memória

Agosto

01 Agosto ANIV. - ISABEL COSTA M. ALVES
02 Agosto N. S. dos Anjos da Porciúncula: Indulgência Plenária - Perdão de Assis (veja com o seu Assistente como pode beneficiar desta Indulgência) MISSA NO HOTC (hora a confirmar)
09 Agosto ANIV. - CARLOS PEDRO GÓIS
11 Agosto Festa – Santa Clara de Assis, Virgem, Fundadora, com S. Francisco, das Irmãs Clarissas
19 Agosto ANIV. - JOÃO CARLOS G. GANHÃO
23 Agosto ANIV. - MARIA DE JESUS FRAGA
25 Agosto Peregrinação da OFS a Itália
25 Agosto Festa – São Luís de França, Padroeiro da OFS

Setembro

06 Setembro ANIV. - ANTÓNIO JOSÉ GONÇALVES
11 Setembro ANIV. - JOSÉ FILIPE DE B. RIBEIRO
12 Setembro ANIV. - MARIA ANA G. VELASCO MARTINS
16 Setembro ANIV. - JORGE RAPOSO DE MAGALHÃES ANIV. - LUÍS A. TORRES DE L. ALVES ANIV. - LUÍS MANUEL F. MARTINS
17 Setembro Festa das Chagas de S. Francisco    
29 Setembro ANIV. - MARIA S. CRUZ DE VASCONCELOS

Outubro

03 Outubro Festa do Trânsito de S. Francisco de Assis
04 Outubro Solenidade de São Francisco de Assis
04 Outubro a 05 Outubro Peregrinação da Família Franciscana a Fátima
06 Outubro ANIV. - MARIA ELISABETE S. SILVESTRE
06 Outubro ANIV. - MARIA ELISABETE  S. SILVESTRE
10 Outubro ANIV. - P. FREI ALBERTINO DA S. RODRIGUES   OFM
21 Outubro ANIV. - ANTÓNIO MARIA BAIÃO
HOTC
Vaticano
Igreja Portuguesa
Família Franciscana
CIOFS
OFS Portugal
Fátima
Ecclesia
Jufra OFS