Nos passos de Sto António

16 Nov 2019

Nos passos da mensagem de Santo António

Estando já a aproximar-se, a passos largos, a data da comemoração dos 800 anos dos Mártires de Marrocos, cujos Corpos/Relíquias se encontram no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, onde foram recebidos, pelo futuro Fr. António de Lisboa, o nosso Santo António, no ano de 1220, a Fraternidade da Ordem Terceira de S. Francisco da Cidade, quer ao longo deste ano, na sua formação mensal permanente, conhecer melhor a figura, importância história e a espiritualidade do Santo

Para isso, na reunião do passado dia 12 de outubro, depois de um momento de oração e das habituais informações e diálogo com o Ministro da Fraternidade, os Irmãos iniciaram a visualização de um filme de Umberto Marino e Edição da Logomédia: “Santo António, a emocionante vida do Santo de Pádua”, diremos nós de Lisboa pois nesta nossa cidade nasceu.

Já no dia 16 de novembro, durante a manhã, realizou-se uma Assembleia Geral da Fraternidade para apresentação e aprovação do Orçamento para o ano 2020.

Seguiu-se um almoço e convívio fraterno e de novo voltámos ao filme acima descrito. Foi notório o quanto os Irmãos gostaram do filme, deixando alguns, pelas belíssimas imagens e mensagem, deixado a dada altura cair uma lágrima. Com este filme ficou muito mais enriquecido o conhecimento de todos sobre a vida e mensagem de Santo António de Lisboa, de Pádua ou do mundo inteiro, como lhe chamou o Papa Pio XII.

Desta forma, os Irmãos sentem agora muito mais desejo de continuar a conhecer a Vida do Santo a partir de alguns temas concretos que serão, nas próximas reuniões deste ano pastoral, apresentados pelo nosso Assistente Espiritual.

É desta maneira que a Fraternidade se começa também a associar já aos muitos momentos celebrativos que por todo o mundo se irão desenrolar ao longo do ano 2020.

No dia 16 de janeiro de 2020, dia dos Santos Mártires de Marrocos, os primeiros da nossa Família Franciscana a dar a vida por causa de Jesus Cristo, está programada uma Celebração Solene no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, presidida pelo Provincial dos Franciscanos, Frei Armindo Carvalho OFM, ou ainda talvez com a presença de um delegado do Superior Geral.

Também no dia 16 de novembro, como habitualmente, depois da reunião houve o habitual lanche com o chá e bolo para depois todos nos centrarmos à volta do Altar na Eucaristia com as utentes da Casa de S. Francisco e outras pessoas que de fora costumam também participar.

Pedimos a Santo António as maiores bênçãos para toda a Família Franciscana e para todos os Irmãos deste nossa Venerável Fraternidade.

Benedicat.