PROFISSÃO NA OFS – BERNARDETE SOUSA 

13 Jun 2021

Profissão da Irmã Maria Bernardete de Sousa Marques na fraternidade da Ordem de Terceira de São Francisco da cidade, em Lisboa

No passado sábado, dia 12 de junho, Dia do Imaculado Coração de Maria e véspera da Solenidade de Santo António, em Lisboa, na Igreja do Seminário Franciscano da Luz, pelas 11.00 horas, deu-se início à Eucaristia solene onde fez a sua Profissão Religiosa a Irmã Maria Bernardete de Sousa Marques, na Fraternidade da Ordem de Terceira de São Francisco da Cidade, em Lisboa. 

A Eucaristia foi presidida pelo Assistente da Fraternidade, Frei Albertino Rodrigues OFM, e com a presença de um grande número de irmãos e alguns amigos.

Com a ajuda do canto e da viola e cânticos preparados pela Irmã Maria de Jesus Fraga todos os irmãos cantaram durante a Eucaristia, abrilhantando assim este momento tão solene na vida da professanda, como de toda a Fraternidade e por esta de toda a ordem Franciscana Secular.

A irmã Bernadete esteve cerca de um ano e meio em formação inicial, tendo neste ano pastoral participado também das formações de toda a Fraternidade apresentadas via plataforma digital, por causa da pandemia, a Fraternidade achou por bem que os Irmãos formandos pudessem também participar.

Também na vida da fraternidade, sobretudo nos momentos celebrativos, nas Eucaristias entre outros.

A irmã Bernardete, além de ter sido sempre uma presença constante, foi sempre uma grande incentivadora, junto de funcionários e colaboradores do Hospital da Ordem Terceira Chiado, sobretudo no Instituto de Oftalmologia, onde ela é Gestora de Serviços Administrativos desde 2004.

Tendo manifestado o desejo de Professar na Fraternidade e na Ordem Franciscana Secular, o Conselho da Fraternidade, com o testemunho favorável do Mestre de formação, Irmão António Ramos, e do Assistente Frei Albertino Rodrigues, decidiu aceitar e colher, ainda este ano, o pedido manifestado desta irmã, conferindo-lhe, em nome da Igreja e da Ordem, a Profissão Religiosa para a qual se vinha a preparar e que tanto desejou. 

Na Eucaristia, na Igreja no Seminário Franciscano da Luz, logo no início, o Mestre da Formação, fez a apresentação da candidata à Profissão, termos próprios das Constituições Gerais da Ordem Franciscana Secular.

Depois de proclamado o Evangelho, o Ministro da Fraternidade e o Assistente, em diálogo com a Professanda, colocaram a questão sobre o que é que ela pedia à Igreja e à ordem Franciscana Secular, como previsto nas Constituições Gerais da OFS. Depois manifestada a sua vontade de professar, todos voltaram ao lugar e o Frei Albertino continuou com a homilia apropriada aos textos da Liturgia do dia recordando que estávamos a celebrar a Eucaristia do Imaculado Coração de Maria e fazendo ligação à Vocação e Missão dos Franciscanos Seculares.

Terminada a homilia, foi então o momento mais solene da Profissão Religiosa da Irmã Bernardete que escolheu, como é tradição e uso, dois Irmãos, ao jeito de padrinhos, para suas testemunhas: a Irmã Maria da Cruz e o Irmão António Maria Baião, que se colocaram ao seu lado no momento solene da Profissão. A este momento presidiram o Ministro da Fraternidade e o Assistente.

Eis o texto da profissão feita pela nossa irmã: “Eu, Maria Bernardete Marques de Sousa, para corresponder à graça que o Senhor me concedeu, renovo as minhas promessas do Batismo e consagro-me ao serviço do Seu Reino. Prometo, pois, viver no meu estado secular, por todo o tempo da minha vida o Evangelho de Jesus Cristo, na Ordem Franciscana Secular, observando a sua Regra. A graça do Espírito Santo, a intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria e de São Francisco de Assis e a comunhão fraterna me ajudem sempre, para que consiga a perfeição da caridade cristã”.

O Ministro, em nome de toda a Fraternidade, aceitou a Profissão Religiosa que de seguida o Assistente confirma em nome da Igreja e da Ordem

Terminada a profissão, como por causa da pandemia, não podemos dar abraços, os irmãos deram uma salva de Palmas como saudação e acolhimento, a nova irmã professa.

O Irmão, Ministro da Fraternidade, António Belmar da Costa, entregou à Neo-Professa, os Documentos Legislativos da Ordem Franciscana Secular. 

Sobre o altar assinaram-se os documentos próprios e o livro de registos deste momento solene, pela Irmã Neo-Professa, pelo Irmão Ministro e pelo Assistente da fraternidade que, posteriormente fará o registo no livro dos Irmãos.

Para concluir este ritual solene, o Assistente da Fraternidade, fez a bênção de um TAU que impôs solenemente a nova Irmã recordando que o TAU é o símbolo de todos os Franciscano, mas que há uns tempos a esta parte se tornou, de forma especial, o símbolo de todos aqueles que são Irmãos Franciscanos Seculares.

Frei Albertino entregou à Irmã Bernardete, no final deste ritual solene, um diploma assinado por ele mesmo e pelo Ministro da Fraternidade, documento oficial que comprova que neste dia e neste lugar foi feita a Profissão Perpétua na Ordem Franciscana Secular da nossa Irmã Maria Bernardete Sousa.

Todos cantaram alegremente a grande saudação franciscana “Paz e bem”.

A Eucaristia continuou com os ritos normais e com solenidade devida a este dia e ao momento celebrativo. E terminada a eucaristia solene.

No final da Eucaristia, todos os Irmãos presentes e convidados foram almoçar em convívio muito fraterno em um restaurante na zona velha de Carnide onde puderam alegrar-se, celebrar e conviver agora a mesa do almoço.

Depois do almoço, todos os Irmãos regressaram ao Seminário Franciscano da Luz, à sala dos Santos Mártires de Marrocos, no centro do Belíssimo jardim, para dar início ao Capítulo Eletivo da Fraternidade da OFS de São Francisco da Cidade, Capítulo este onde a Irmã Maria Bernardete, Irmã agora já professa tem por dever e direito a estar presente e votar.

À Irmã Maria Bernardete a Fraternidade saúda-a com grande alegria, colocando sempre ao seu dispor todo o cuidado e disponibilidade que a irmã necessitar da nossa parte desejando que se sinta verdadeiramente Irmã no meio de todos e que possa contar com a ação do Espírito Santo, a proteção da Imaculada Conceição, Padroeira desta Fraternidade e Rainha da Ordem Franciscana, do nosso Pai São Francisco, dos Beatos, Luquésio e sua esposa Bonadona, e a ajuda de todos os irmãos.

Que a senhor a abençoe e guarde na perseverança.

Frei Albertino Rodrigues OFM 

Assistente da fraternidade.

< Voltar
Venerável Ordem Terceira

AGENDA DA FRATERNIDADE

Outubro

06 Outubro ANIV. - MARIA ELISABETE  S. SILVESTRE
10 Outubro ANIV. - P. Frei Albertino da S. Rodrigues,  OFM
14 Outubro 18h30 Reunião do Conselho
16 Outubro 14h30 - Reunião da Fraternidade - presencial
20 Outubro ANIV. - MARIA EUGÉNIA C. LOURENÇO
21 Outubro ANIV. - ANTÓNIO MARIA BAIÃO

Novembro

01 Novembro Solenidade de Todos os Santos - Missa no HOTC
09 Novembro 18h30 - Reunião do Conselho
13 Novembro ANIV. - ISABEL CONCEIÇÃO ROMÃO
13 Novembro 11h00 Reunião da Frat. para Aprovação do Orçamento 2022 14h00 Formação, lanche e Eucaristia
17 Novembro Festa – S. Isabel da Hungria, Religiosa, Padroeira da OFS
18 Novembro ANIV. - MARIA LISETE ALVES MARTINS
24 Novembro Comemoração dos Fiéis Defuntos da Ordem Missa no hotc 11h45
29 Novembro Festa - Todos os Santos da Ordem Franciscana

Dezembro

05 Dezembro ANIV. - Tiago Simões da Silva (Em formação inicial)
07 Dezembro 16h30 - Missa Vespertina da Solenidade da Imaculada Conceição
08 Dezembro Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria – Padroeira da Ordem, desta Fraternidade e de Portugal.
08 Dezembro ANIV. - MARIA DA CONCEIÇÃO FERNANDES
09 Dezembro 18h30 - Reunião do Conselho
11 Dezembro 14h30 Reunião da Fraternidade
11 Dezembro Capítulo Nacional OFS
15 Dezembro 16h30 Eucaristia de Natal com HOTC ainda por confirmar dia e hora
25 Dezembro Solenidade do NATAL Missa no hotc às 16h30
25 Dezembro ANIV. - MARIA DE FÁTIMA BARATA

Janeiro

01 Janeiro ANIV. - LUIS MANUEL S. DE ALVITO
04 Janeiro 18h30 - Reunião do Conselho
08 Janeiro ANIV. - ANA CRISTINA  SANTOS
16 Janeiro Festa dos Mártires de Marrocos e DIA DA VOCAÇÃO FRANCISCANA Missa solene no hotc - hora a marcar
21 Janeiro ANIV. - MARIANA A. TORRES ALVES
22 Janeiro 14h30 - Reunião da Fraternidade

Fevereiro

01 Fevereiro 18h30 - Reunião do Conselho
11 Fevereiro Dia Mundial do Doente Missa hotc por confirmar
12 Fevereiro 14h30 - Reunião da Fraternidade
28 Fevereiro ANIV. - MARIA MADALENA BOAVISTA

Março

02 Março Quarta Feira de Cinzas - Início da Quaresma Missa no hotc a confirmar
08 Março 18h30 - Reunião do Conselho
11 Março ANIV. - CECÍLIA MARGARIDA O. C. MARTINS
12 Março Retiro da Região Sul da OFS
16 Março ANIV. - MARIETA MESTRE CAVACO
25 Março a 27 Março Capítulo OFS Nacional Eletivo
26 Março Reunião da Fraternidade 11h00 - Aprovação de contas 14h00 - Formação, lanche e Eucaristia

Abril

05 Abril 18h30 - Reunião do Conselho
09 Abril
14h30 Reunião da Fraternidade.
Possibilidade de tempo de Retiro Quaresmal - a confirmar
16 Abril ANIV. - ANTÓNIO JOSÉ RAMOS
17 Abril PÁSCOA da RESSURREIÇÃO - Missa no hotc 16h30
19 Abril ANIV. - GRACIELA SIMÕES TOMÁS
22 Abril ANIV. - ISABEL MARIA M. MARQUES
28 Abril Festa – Beato Luquésio e sua Esposa, Primeiros Terceiros Franciscanos
28 Abril ANIV. - MARIA COSTA GONÇALVES
29 Abril ANIV - Maria Bernardete Marques de Sousa
30 Abril 2.º Congresso Regional Sul

Maio

03 Maio 18h30 - Reunião do Conselho
03 Maio ANIV. - VALENTINA DUARTE PINTO
14 Maio 14h30 - Reunião da Fraternidade
21 Maio ANIV. - A. DO CÉU P. ROLETA PIRES
28 Maio Capítulo OFS Nacional - Fátima
28 Maio ANIV. - MARGARIDA SA DANTAS
29 Maio ANIV. - ROBSON F. SILVA OLIVEIRA

Junho

02 Junho  18h30 - Reunião do Conselho
03 Junho ANIV. - JOSÉ LUÍS S. ROMÃO
04 Junho 14h30 -  Reunião da Fraternidade
13 Junho Santo António de Lisboa, Doutor da Igreja (solenidade) PADROEIRO DA CIDADE DE LISBOA
16 Junho Solenidade do Corpo e Sangue de N. S. J. Cristo (Corpo de Deus)
19 Junho ANIV. - REGINA M.ª CORREIA REBÊLO
26 Junho Encontro Nacional de Fraternidades 
28 Junho ANIV. - ANTÓNIO BELMAR DA COSTA

Julho

02 Julho Itinerário Franciscano
03 Julho ANIV. - M.ª INÊS LEMOS M. VINAGRE
05 Julho 18h30 - Reunião do Conselho
15 Julho Festa – São Boaventura, Bispo e Doutor da Igreja (OFM)
16 Julho Memória – Canonização de São Francisco de Assis
16 Julho 14h30 - Reunião da Fraternidade
25 Julho ANIV. Marília Lopes M. A. Ferreira (Em formação inicial)

Agosto

01 Agosto ANIV. - ISABEL COSTA M. ALVES
02 Agosto N. S. dos Anjos da Porciúncula: Indulgência Plenária - Perdão de Assis (veja com o seu Assistente como pode beneficiar desta Indulgência) MISSA NO HOTC hora a confirmar
04 Agosto a 10 Agosto Peregrinação da OFS a Itália
09 Agosto ANIV. - CARLOS PEDRO GÓIS
11 Agosto Festa – Santa Clara de Assis, Virgem, Fundadora com S. Francisco das Irmãs Clarissas
19 Agosto ANIV. - JOÃO CARLOS G. GANHÃO
23 Agosto ANIV. - MARIA DE JESUS FRAGA
25 Agosto Festa – São Luís de França, Padroeiro da OFS

Setembro

06 Setembro ANIV. - ANTÓNIO JOSÉ GONÇALVES
11 Setembro ANIV. - JOSÉ FILIPE DE B. RIBEIRO
12 Setembro ANIV. - MARIA ANA G. VELASCO MARTINS
16 Setembro ANIV. - JORGE RAPOSO DE MAGALHÃES ANIV. - LUÍS A. TORRES DE L. ALVES ANIV. - LUÍS MANUEL F. MARTINS
17 Setembro Festa das Chagas de S. Francisco    
29 Setembro ANIV. - MARIA S. CRUZ DE VASCONCELOS

Outubro

01 Outubro ANIV. - MARIA EDUARDA S. LARANJEIRA
03 Outubro Trânsito de São Francisco de Assis Missa no HOTC pelas 16h30 . Bênção com a Relíquia do Santo
04 Outubro Solenidade de São Francisco de Assis
HOTC
Vaticano
Igreja Portuguesa
Família Franciscana
CIOFS
OFS Portugal
Fátima
Ecclesia
Jufra OFS