Quaresma, conversão à Paz

02 Mar 2022

Hoje Quarta-feira de Cinzas demos início ao tempo santo da Quaresma, tempo propício para pararmos um pouco e preparar verdadeiramente as Celebrações dos grandes mistérios da nossa Fé, e tão queridos ao nosso Pai São Francisco, Paixão, morte e ressurreição de Cristo. Na capela da Fraternidade, pelas 11h45, o nosso Assistente presidiu à Celebração da Eucaristia com imposição das Cinzas a cada um dos presentes.

Esta celebração teve uma adesão bastante considerável com alguns Irmãos da Fraternidade presentes, Vários profissionais e colaboradores do nosso Hospital, utentes da Casa de S. Francisco e alguns familiares sem esquecer um numero bastante significativo de irmãos que em suas casas participaram em direto connosco através da internet.

Veja aqui a Celebração

A Capela foi decorada com textos e símbolos que nos acompanharão até à Páscoa destacando a cor roxa, própria deste tempo santo, e no Altar o grande apela “faz a paz”, no sentido de nos recordar que a paz, tão querida a São Francisco que fez dela a sua saudação “Paz e bem!”, urge construir sobretudo neste desde que nos últimos dias o mundo tem estado com os olhos na Ucrânia, país Cristão a ser invadido numa guerra sem precedentes a partir de outro país Cristão, a Rússia. Faz a Paz é o desejo de todos os homens e mulheres de bem, de todos os que verdadeiramente seguem Cristo com todo o coração. É apelo a uma conversão a partir de dentro para que o jejum, a esmola, a oração sejam vividas e experienciadas com uma verdadeira Fé.

Para São Francisco, que fazia por anos cinco Quaresmas, esta era para ele a Quaresma das Quaresmas porque era a que mais o identificava com o “Amor oblativo de Jesus Cristo”.

Diz-nos o Papa Francisco, na sua mensagem para a Quaresma deste ano, que “a Quaresma é um tempo favorável de renovação pessoal e comunitária que nos conduz à Páscoa de Jesus Cristo morto e ressuscitado. Aproveitemos o caminho quaresmal de 2022 para refletir sobre a exortação de São Paulo aos Gálatas: «Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo (kairós), pratiquemos o bem para com todos» (Gal 6, 9-10a).” E no final da sua mensagem termina desta forma “Neste tempo de conversão, buscando apoio na graça divina e na comunhão da Igreja, não nos cansemos de semear o bem. O jejum prepara o terreno, a oração rega, a caridade fecunda-o. Na fé, temos a certeza de que «a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido», e obteremos, com o dom da perseverança, os bens prometidos (cf. Heb 10, 36) para salvação nossa e do próximo (cf. 1 Tm 4, 16). Praticando o amor fraterno para com todos, estamos unidos a Cristo, que deu a sua vida por nós (cf. 2 Cor 5, 14-15), e saboreamos desde já a alegria do Reino dos Céus, quando Deus for «tudo em todos» (1 Cor 15, 28).

A Virgem Maria, em cujo ventre germinou o Salvador e que guardava todas as coisas «ponderando-as no seu coração» (Lc 2, 19), obtenha-nos o dom da paciência e acompanhe-nos com a sua presença materna, para que este tempo de conversão dê frutos de salvação eterna.”

Desejamos a todos os Irmãos uma Santa Quaresma.

Frei Albertino S. Rodrigues  OFM

(Assistente da Fraternidade)

< Voltar
Venerável Ordem Terceira

AGENDA DA FRATERNIDADE

Julho

02 Julho Itinerário Franciscano
03 Julho ANIV. - M.ª INÊS LEMOS M. VINAGRE
05 Julho 18h30 - Reunião do Conselho
15 Julho Festa – São Boaventura, Bispo e Doutor da Igreja (OFM)
16 Julho Memória – Canonização de São Francisco de Assis
16 Julho 14h30 - Reunião da Fraternidade
25 Julho ANIV. Marília Lopes M. A. Ferreira (Em formação inicial)

Agosto

01 Agosto ANIV. - ISABEL COSTA M. ALVES
02 Agosto N. S. dos Anjos da Porciúncula: Indulgência Plenária - Perdão de Assis (veja com o seu Assistente como pode beneficiar desta Indulgência) MISSA NO HOTC hora a confirmar
04 Agosto a 10 Agosto Peregrinação da OFS a Itália
09 Agosto ANIV. - CARLOS PEDRO GÓIS
11 Agosto Festa – Santa Clara de Assis, Virgem, Fundadora com S. Francisco das Irmãs Clarissas
19 Agosto ANIV. - JOÃO CARLOS G. GANHÃO
23 Agosto ANIV. - MARIA DE JESUS FRAGA
25 Agosto Festa – São Luís de França, Padroeiro da OFS

Setembro

06 Setembro ANIV. - ANTÓNIO JOSÉ GONÇALVES
11 Setembro ANIV. - JOSÉ FILIPE DE B. RIBEIRO
12 Setembro ANIV. - MARIA ANA G. VELASCO MARTINS
16 Setembro ANIV. - JORGE RAPOSO DE MAGALHÃES ANIV. - LUÍS A. TORRES DE L. ALVES ANIV. - LUÍS MANUEL F. MARTINS
17 Setembro Festa das Chagas de S. Francisco    
29 Setembro ANIV. - MARIA S. CRUZ DE VASCONCELOS

Outubro

01 Outubro ANIV. - MARIA EDUARDA S. LARANJEIRA
03 Outubro Trânsito de São Francisco de Assis Missa no HOTC pelas 16h30 . Bênção com a Relíquia do Santo
04 Outubro Solenidade de São Francisco de Assis
HOTC
Vaticano
Igreja Portuguesa
Família Franciscana
CIOFS
OFS Portugal
Fátima
Ecclesia
Jufra OFS