Reunião Mensal: S. José e os Papas

13 Nov 2021

Hoje a nossa Fraternidade da OFS de S. Francisco da Cidade, em Lisboa, reuniu-se para o seu encontro mensal com a respetiva formação mensal sobre o tema S. JOSÉ NA DEVOÇÃO DOS PAPAS, apresentado pelo irmão António Baião. Este tema foi por ele mesmo proposto ao Assistente e aceite depois pelo Conselho da Fraternidade como forma de encerrarmos o Ano jubilar de S. JOSÉ.

No período da manhã, das 11h00 e até às 12h30, decorreu a Reunião da Assembleia Geral Ordinária para apreciação e votação do Orçamento para 2022. Seguiu-se, como habitualmente nestas reuniões que implicam manhã e tarde, o almoço que teve lugar no refeitório do Hospital da Ordem Terceira Chiado. Foi um momento muito bonito de confraternização entre os irmãos onde não faltou o famoso arroz doce. Seguindo-se o momento do cafezinho, propicio a uma boa cavaqueira e, foi acompanhado com  umas deliciosas amêndoas de canela ofertadas pelo irmão Luis Torres da Casa Macário.

No período da tarde, pelas 14h00, de novo no salão da Fraternidade, deu-se início à Formação Mensal da Fraternidade.

Frei Albertino Rodrigues, deu início ao momento formativo, e ao jeito de oração, com o  Cântico das Criaturas “Altíssimo, Omnipotente e Bom Senhor”, de São Francisco de Assis. Seguidamente ele apresentou aos Irmãos a proposta do “PALNO DE VIDA E AÇÃO” para o ano pastoral de 2021-2022”, entregando-nos um prospeto com a calendarização das REUNIÕES DA FRATERNIDADE, com data, tema, quem orienta, local da realização, com o devido acompanhamento da Pandemia Covid-19 e aberto sempre a reajustar as datas ou o modo de reunião, presencial ou em plataformas digitais, plano que já tinha sido aprovado pelo Conselho e que agora recebe a aprovação da Fraternidade.

Posto isto, e como referi no início, esta primeira reunião e formação foi apresentada pelo Irmão António Baião deu início à mesma com o apoio de uma apresentação em PowerPoint para ajudar a melhor visualizarmos o tema muito querido por todos o qual foi apresentado com grande zelo.

No final, Frei Albertino, tomou a palavra e teceu considerações, muito relevantes, enriquecendo o tema, respondeu a questões e abriu-se diálogo entre os Irmãos, no final, como é da tradição, tivemos um lanchinho com chá e bolo que também ajuda a congregar os Irmãos.

Os trabalhos deste dia terminaram com a Celebração da Eucarística, na Capela da Fraternidade e presidida pelo nosso Assistente, Frei Albertino Rodrigues (OFM) e teve o seu início às 16h45, tendo participado um bom número de Irmãos, Eucaristia esta que foi também transmitida em direto pela internet.

A todos Paz e bem!

Irmã Bernardete Sousa  OFS

< Voltar
Venerável Ordem Terceira

AGENDA DA FRATERNIDADE

Outubro

01 Outubro ANIV. - MARIA EDUARDA S. LARANJEIRA
03 Outubro Trânsito de São Francisco de Assis Missa no HOTC pelas 16h30 . Bênção com a Relíquia do Santo
04 Outubro Solenidade de São Francisco de Assis
HOTC
Vaticano
Igreja Portuguesa
Família Franciscana
CIOFS
OFS Portugal
Fátima
Ecclesia
Jufra OFS