Rosarinho na Casa do Pai

18 Nov 2020

Ontem dia 18 de novembro de 2020, dia da Festa de Santa Isabel da Hungria, Padroeira da Ordem Terceira de S. Francisco de Assis, com 62 anos de idade, a nossa querida Amiga e Irmã Maria do Rosário P. C. O. Belmar da Costa – a nossa Rosarinho – partiu para a Casa do Pai.

É sempre com muita tristeza que vemos partir alguém de quem gostamos, que fez parte do nosso caminho, da nossa Vida, da nossa vocação à missão do Poverello de Assis. São Paulo diz que “quando um membro do corpo sofre, todos os membros sofrem” (1 Cor 12, 26). A partida da Rosarinho traz a todos nós a tristeza de uma perda de alguém que nos é querido, mormente para o António Belmar e os filhos António e Pedro, a quem desde já manifestamos todo o nosso carinho, afeto e oração.

A Rosarinho nasceu a 11 de abril de 1958, e interpelada pelo Carisma Franciscano foi admitida na Fraternidade da Ordem Terceira (Ordem Franciscana Secular, para iniciar um período de formação inicial, 21 de maio de 2006, vindo a Professar na Ordem, como leiga Consagrada, a 19 de maio de 2007, Ordem e Fraternidade na qual já havia professado, cinco anos antes, o seu marido António Belmar, hoje Ministro desta mesma Fraternidade.

Era uma Irmã assídua e ativa na participação nas Reuniões, encontros, formações e muitas vezes nas Eucaristias da Fraternidade e aos sábados, na Capela do Hospital da Ordem Terceira.

Curiosamente, para mim que olhava sempre do Altar, posso recordar, e passando agora por muitas fotos, que o lugar habitual na Capela, onde a Rosarinho gostava de ficar, era ali ao lado da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, curiosamente ela a quem batizaram com o nome da Virgem do Rosário. Posso partilhar que tenho conhecimento da grande devoção que ela tinha à Mãe do Céu e dos muitos Terços que familiares e amigos, nestes últimos tempos de frágil saúde e despedida deste mundo, muitos Terços foram rezados diariamente via plataforma digital pela Rosarinho. Talvez o milagre pedido fosse a sua cura, certamente, mas que fazer quando Deus quer os filhos amados junto, mais perto de Si?!

Os Terços rezados e as Eucaristias celebradas também pela Rosarinho, tiveram um outro milagre, assim mo faz sentir o Dom da Fé, o milagre da entrada triunfal na Glória da Eternidade, pois é para lá que todos vamos caminhando e, como reza o salmo 83 “Felizes os que habitam na vossa casa, Senhor! Eles vos louvarão, eternamente”. O milagre da Rosarinho é o do louvor eterno, pelo que que foi nesta sua passagem pela terra como Dom de Deus, como mulher, filha, esposa e mãe, como amiga e companheira de caminho, não esquecer que companheiro é aquele que partilha do pão da minha mesa.

O seu sentido de conhecer sempre mais, levava-a a questionar o que não entendia, tanto nas reuniões de formação da Fraternidade, como a nível da assistência espiritual, na procura por entender o caminho que Deus quer ou aprender a caminhar cada vez mais no Carisma Franciscano sem perder o “norte” da sua Consagração.

Recordar também a amiga acolhedora em sua casa, cheguei a poder ter essa graça em dia de Natal, aliás gesto da família Belmar da Costa há muitos anos para com o P. Costa Santos. A preocupação que no dia em “que nasce Deus” o Assistente da Fraternidade, mas acima de tudo grande amigo de longa data não passasse este dia mais só mas se sentisse em família, e este mesmo gesto eu o pude viver também. OBRIGADO!!!

Mulher alegre e delicada no trato com todos, uma delicadeza que a tornava muito próxima dos que a rodeavam mas nos últimos tempos a fragilidade da sua saúde foi-se agravando e, por muito que a medicina quisesse ajudar, a sua hora chegou de voltar para Deus.

Amanhã dia 19 de novembro, dia de Santa Inês de Assis – irmã de santa Clara – a bandeira da Fraternidade será hasteada 24 horas a meia haste em homenagem da nossa querida Rosarinho.

Como já se foi informando, a pandemia da covid-19 que nos assola não permite a homenagem que a Rosarinho merece, com a presença física de todos os familiares e muitos amigos e irmãos da Fraternidade. Neste sentido não poderá haver, como seria desejável, um tempo de velório de despedida nem uma Missa das Exéquias (Corpo presente) como seria desejável. São os confinamentos e as diretrizes da segurança e da saúde que em Igreja temos que respeitar e incentivar.

Mas para que não deixe de haver essa merecida homenagem em contexto da Fé e da Esperança na Vida Eterna, na próxima sexta-feira, dia 20, celebraremos Missa (sem o corpo da Rosarinho) às 11h30 na Igreja do Seminário Franciscano da Luz, e pelas 14h00 o seu corpo chegará ao Cemitério, acompanhado pela família mais próxima, para a última despedida e deixar que se cumpra a Palavra de Deus “Lembrate, ó homem/ó mulher, que és pó, e ao pó hás de voltar” (Gn 3, 19).

Posteriormente, e sobretudo para os Irmãos da Fraternidade, em dia a combinar com a família, celebraremos Missa na nossa Capela.

Agradecemos a Deus o dom e testemunho da Rosarinho enquanto mulher, esposa e mãe, enquanto amiga e no nosso caso pelo seu testemunho de Fé e Irmã Franciscana.

Que do Céu ela nos olhe com o seu sorriso e a delicadeza dos santos.

Obrigado Rosarinho…

Fr. Albertino S. Rodrigues  OFM

(Assistente da Fraternidade)

04 Novembro Reunião do Conselho
14 Novembro 14h00 Reunião da Frat. para Aprovação do Orçamento 2021
19 Novembro Bodas de Prata de PROFISSÃO PERPÉTUA Frei Albertino Rodrigues OFM Missa no hotc às 11h45. Em outra data oportuna para a Fraternidade poderemos celebrar juntos.
26 Novembro 21h00 - Reunião da Fraternidade

03 Dezembro 11h45 - Eucaristia e entrega de Medalhas (hotc)
03 Dezembro Reunião do Conselho
12 Dezembro 16h30 Eucaristia de Natal com HOTC