Rosarinho na Casa do Pai

18 Nov 2020

Ontem dia 18 de novembro de 2020, dia da Festa de Santa Isabel da Hungria, Padroeira da Ordem Terceira de S. Francisco de Assis, com 62 anos de idade, a nossa querida Amiga e Irmã Maria do Rosário P. C. O. Belmar da Costa – a nossa Rosarinho – partiu para a Casa do Pai.

É sempre com muita tristeza que vemos partir alguém de quem gostamos, que fez parte do nosso caminho, da nossa Vida, da nossa vocação à missão do Poverello de Assis. São Paulo diz que “quando um membro do corpo sofre, todos os membros sofrem” (1 Cor 12, 26). A partida da Rosarinho traz a todos nós a tristeza de uma perda de alguém que nos é querido, mormente para o António Belmar e os filhos António e Pedro, a quem desde já manifestamos todo o nosso carinho, afeto e oração.

A Rosarinho nasceu a 11 de abril de 1958, e interpelada pelo Carisma Franciscano foi admitida na Fraternidade da Ordem Terceira (Ordem Franciscana Secular, para iniciar um período de formação inicial, 21 de maio de 2006, vindo a Professar na Ordem, como leiga Consagrada, a 19 de maio de 2007, Ordem e Fraternidade na qual já havia professado, cinco anos antes, o seu marido António Belmar, hoje Ministro desta mesma Fraternidade.

Era uma Irmã assídua e ativa na participação nas Reuniões, encontros, formações e muitas vezes nas Eucaristias da Fraternidade e aos sábados, na Capela do Hospital da Ordem Terceira.

Curiosamente, para mim que olhava sempre do Altar, posso recordar, e passando agora por muitas fotos, que o lugar habitual na Capela, onde a Rosarinho gostava de ficar, era ali ao lado da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, curiosamente ela a quem batizaram com o nome da Virgem do Rosário. Posso partilhar que tenho conhecimento da grande devoção que ela tinha à Mãe do Céu e dos muitos Terços que familiares e amigos, nestes últimos tempos de frágil saúde e despedida deste mundo, muitos Terços foram rezados diariamente via plataforma digital pela Rosarinho. Talvez o milagre pedido fosse a sua cura, certamente, mas que fazer quando Deus quer os filhos amados junto, mais perto de Si?!

Os Terços rezados e as Eucaristias celebradas também pela Rosarinho, tiveram um outro milagre, assim mo faz sentir o Dom da Fé, o milagre da entrada triunfal na Glória da Eternidade, pois é para lá que todos vamos caminhando e, como reza o salmo 83 “Felizes os que habitam na vossa casa, Senhor! Eles vos louvarão, eternamente”. O milagre da Rosarinho é o do louvor eterno, pelo que que foi nesta sua passagem pela terra como Dom de Deus, como mulher, filha, esposa e mãe, como amiga e companheira de caminho, não esquecer que companheiro é aquele que partilha do pão da minha mesa.

O seu sentido de conhecer sempre mais, levava-a a questionar o que não entendia, tanto nas reuniões de formação da Fraternidade, como a nível da assistência espiritual, na procura por entender o caminho que Deus quer ou aprender a caminhar cada vez mais no Carisma Franciscano sem perder o “norte” da sua Consagração.

Recordar também a amiga acolhedora em sua casa, cheguei a poder ter essa graça em dia de Natal, aliás gesto da família Belmar da Costa há muitos anos para com o P. Costa Santos. A preocupação que no dia em “que nasce Deus” o Assistente da Fraternidade, mas acima de tudo grande amigo de longa data não passasse este dia mais só mas se sentisse em família, e este mesmo gesto eu o pude viver também. OBRIGADO!!!

Mulher alegre e delicada no trato com todos, uma delicadeza que a tornava muito próxima dos que a rodeavam mas nos últimos tempos a fragilidade da sua saúde foi-se agravando e, por muito que a medicina quisesse ajudar, a sua hora chegou de voltar para Deus.

Amanhã dia 19 de novembro, dia de Santa Inês de Assis – irmã de santa Clara – a bandeira da Fraternidade será hasteada 24 horas a meia haste em homenagem da nossa querida Rosarinho.

Como já se foi informando, a pandemia da covid-19 que nos assola não permite a homenagem que a Rosarinho merece, com a presença física de todos os familiares e muitos amigos e irmãos da Fraternidade. Neste sentido não poderá haver, como seria desejável, um tempo de velório de despedida nem uma Missa das Exéquias (Corpo presente) como seria desejável. São os confinamentos e as diretrizes da segurança e da saúde que em Igreja temos que respeitar e incentivar.

Mas para que não deixe de haver essa merecida homenagem em contexto da Fé e da Esperança na Vida Eterna, na próxima sexta-feira, dia 20, celebraremos Missa (sem o corpo da Rosarinho) às 11h30 na Igreja do Seminário Franciscano da Luz, e pelas 14h00 o seu corpo chegará ao Cemitério, acompanhado pela família mais próxima, para a última despedida e deixar que se cumpra a Palavra de Deus “Lembrate, ó homem/ó mulher, que és pó, e ao pó hás de voltar” (Gn 3, 19).

Posteriormente, e sobretudo para os Irmãos da Fraternidade, em dia a combinar com a família, celebraremos Missa na nossa Capela.

Agradecemos a Deus o dom e testemunho da Rosarinho enquanto mulher, esposa e mãe, enquanto amiga e no nosso caso pelo seu testemunho de Fé e Irmã Franciscana.

Que do Céu ela nos olhe com o seu sorriso e a delicadeza dos santos.

Obrigado Rosarinho…

 

Fr. Albertino S. Rodrigues  OFM

(Assistente da Fraternidade)

< Voltar
Venerável Ordem Terceira

AGENDA DA FRATERNIDADE

Março

05 Março 18h00 - Reunião do Conselho
09 Março Encontro Regional - "O Amor não é amado"
11 Março ANIV. - CECÍLIA MARGARIDA O. C. MARTINS
16 Março Retiro de Quaresma, em Varatojo, com Irmãos de outras Fraternidades. Orienta Frei Albertino OFM
16 Março ANIV. - MARIETA MESTRE CAVACO
23 Março 10h30 Aprovação de Contas
31 Março PÁSCOA da RESSURREIÇÃO - Missa no hotc a confirmar

Abril

02 Abril Reunião do Conselho (hora a confirmar)
13 Abril 14h30 Reunião da Fraternidade
16 Abril ANIV. - ANTÓNIO JOSÉ RAMOS
19 Abril ANIV. - GRACIELA SIMÕES TOMÁS
22 Abril ANIV. - ISABEL MARIA M. MARQUES
28 Abril Festa – Beato Luquésio e sua Esposa, Primeiros Terceiros Franciscanos
28 Abril ANIV. - MARIA COSTA GONÇALVES
29 Abril ANIV. - MARIA BERNARDETE M. de SOUSA

Maio

03 Maio ANIV. - VALENTINA DUARTE PINTO
07 Maio 18h00 - Reunião do Conselho
11 Maio 10h00 - Reunião da Fraternidade Visita Fraterna em Ordem ao capítulo eletivo 13h00 - Almoço 16h00 - Eucaristia
21 Maio ANIV. - A. DO CÉU P. ROLETA PIRES
25 Maio Capítulo Nacional Ordinário
28 Maio ANIV. - MARGARIDA SA DANTAS
29 Maio ANIV. - ROBSON F. SILVA OLIVEIRA
30 Maio Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.
Procissão do Corpo de Deus.

Junho

03 Junho ANIV. - JOSÉ LUÍS S. ROMÃO
13 Junho Santo António de Lisboa, Doutor da Igreja (solenidade) PADROEIRO DA CIDADE DE LISBOA
19 Junho ANIV. - REGINA M.ª CORREIA REBÊLO
20 Junho 18h00 - Reunião do Conselho
22 Junho 14h30 -  Reunião da Fraternidade
28 Junho ANIV. - ANTÓNIO BELMAR DA COSTA

Julho

03 Julho ANIV. - M.ª INÊS LEMOS M. VINAGRE
04 Julho Bodas de Prata Frei Albertino Ordenação Sacerdotal
09 Julho 18h00 - Reunião do Conselho
13 Julho 10h00 -  Reunião da Fraternidade Capítulo Eletivo (horas a marcar)
15 Julho Festa – São Boaventura, Bispo e Doutor da Igreja (OFM)
16 Julho Memória – Canonização de São Francisco de Assis

Agosto

01 Agosto ANIV. - ISABEL COSTA M. ALVES
02 Agosto a 15 Agosto Peregrinação da OFS a Itália
02 Agosto N. S. dos Anjos da Porciúncula: Indulgência Plenária - Perdão de Assis (veja com o seu Assistente como pode beneficiar desta Indulgência) MISSA NO HOTC hora a confirmar
09 Agosto ANIV. - CARLOS PEDRO GÓIS
11 Agosto Festa – Santa Clara de Assis, Virgem, Fundadora, com S. Francisco, das Irmãs Clarissas
19 Agosto ANIV. - JOÃO CARLOS G. GANHÃO
23 Agosto ANIV. - MARIA DE JESUS FRAGA
25 Agosto Festa – São Luís de França, Padroeiro da OFS

Setembro

06 Setembro ANIV. - ANTÓNIO JOSÉ GONÇALVES
11 Setembro ANIV. - JOSÉ FILIPE DE B. RIBEIRO
12 Setembro ANIV. - MARIA ANA G. VELASCO MARTINS
16 Setembro ANIV. - JORGE RAPOSO DE MAGALHÃES ANIV. - LUÍS A. TORRES DE L. ALVES ANIV. - LUÍS MANUEL F. MARTINS
17 Setembro Festa das Chagas de S. Francisco    
29 Setembro ANIV. - MARIA S. CRUZ DE VASCONCELOS

Outubro

06 Outubro ANIV. - MARIA ELISABETE  S. SILVESTRE
10 Outubro ANIV. - P. Frei Albertino da S. Rodrigues,  OFM
21 Outubro ANIV. - ANTÓNIO MARIA BAIÃO

Novembro

01 Novembro Solenidade de Todos os Santos - Missa no HOTC
HOTC
Vaticano
Igreja Portuguesa
Família Franciscana
CIOFS
OFS Portugal
Fátima
Ecclesia
Jufra OFS