SEGUIR CRISTO ATÉ À CRUZ
São Francisco De Assis, Seguir Cristo até a Cruz
Bem inserido no seu tempo, Francisco foi influenciado pelo clima das Cruzadas, pelo simbolismo do Tau, pelas ideias de cavalaria, pelo sentido de «serviço» e de combate em defesa do bem, dos pobres, dos leprosos, do papa e da igreja. Foi neste contexto que ele fez a descoberta de Cristo-servo que como autêntico cavaleiro combate até à morte em prol dos pecadores. Foi ainda a descoberta do Cristo que ama o Pai até à morte. Essa descoberta vai-se aperfeiçoar, purificar e sobretudo viver todos os dias duma forma maravilhosa até ao fim.
DESCOBERTA PROGRESSIVA DE CRISTO SOFREDOR
Francisco não se limita a ser mero colaborador do pai no negócio de tecidos.
Vivendo numa época bem caraterística, marcada por conflitos sociais e políticos, não pode deixar de sentir esses conflitos e neles participar. É também a época das Cruzadas: por toda a parte aparecem cavaleiros preparando-se para irem defender a causa de cristo e da Igreja. O espírito de Francisco inflamava-se com gestos heroicos desses cavaleiros.
O que fascinava Francisco é Cristo a realização da obra confiada pelo Pai.
A cruz marca toda a vida de São Francisco de Assis. Está com ele no início de sua conversão e no fim de sua vida, quando experimentou o sofrimento de Jesus através de suas chagas.
Considerando a obra de Deus no seu conjunto, Francisco não deixa de nela distinguir três tempos: a criação, a redenção e a salvação.
Mas foi também a purificação e a iluminação da sua alma ardente; a realização, ou antes o término daquele itinerário por ele mesmo indicado na oração que encerra a carta a toda a Ordem: «Concede-nos que façamos aquilo que sabemos ser da tua vontade, e que queiramos sempre aquilo que te agrada; assim purificados interiormente, iluminados e abrasados pelo fogo do Espírito Santo, seremos capazes de seguir os passos do teu Filho nosso senhor Jesus Cristo, e chegar até ti ó Altíssimo» (CO 51.52).
Por sua parte Francisco pretende estar com Cristo, o verdadeiro servo da grande Rei: também ele o será permanecendo a seu lado.
Com votos de Paz e bem!
Irmã Isabel Alves OFS
Acesso Multimédia
AGENDA DA FRATERNIDADE
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
