VISITA FRATERNA E PASTORAL

19 Jan 2020

VISITA FRATERNA E PASTORAL A S. FRANCISCO DA CIDADE

A Fraternidade da OFS, de São Francisco da Cidade, em Lisboa, em preparação do Capítulo Eletivo da mesma Fraternidade, que decorrerá no próximo dia 22 de junho deste ano, recebeu no passado dia 19 deste mês de janeiro, a Visita Fraterna e Pastoral do Conselho Regional Sul (CERS), representado pela Irmã Ministra Regional, Paula Canário, a Irmã Vice-Ministra e responsável pela formação, Ana Reis e o Irmão Tesoureiro, João Rodrigues. Por serviços Pastorais só na parte da tarde pudemos ter a presença dos Assistentes Regionais, Frei José Silvestre (OFM) e o Frei César Pinto (OFM Cap.). Foi a primeira vez que se juntaram dois Assistentes Regionais em Visita Fraterna a uma Fraternidade e, por esse motivo, também foi um momento de graça para todos.

Pelas 10h00, e antes da Ordem de Trabalhos, a Irmã Ministra Regional, subiu à Casa de São Francisco para cumprimentar o Assistente da Fraternidade, Frei Albertino Rodrigues (OFM), que aqui se encontra internado, em recuperação, por ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica a coluna e, com ele, acertar alguns pormenores da Visita.

Os trabalhos tiveram depois início pelas 10h30 na sala do conselho da Fraternidade onde se disponibilizou ao CERS toda a documentação e foram verificados os livros e a contabilidade da Fraternidade, bem como as atas, estando presente todo o Concelho da nossa Fraternidade e o Conselho Regional. Da parte da Irmã Ministra Regional, e do CERS, foram feitas algumas advertências sobre alguns aspetos a melhorar seguindo-se um diálogo entre ambos os membros dos Conselhos.

Antes do almoço, alguns Irmãos do Conselho da Fraternidade subiram ao quarto do nosso Assistente para o visitar e falar sobre alguns aspetos relevantes para os trabalhos da tarde. Seguiu-se o almoço e convívio fraterno com todos os Irmãos presentes. Depois desta pausa, e já no salão da Fraternidade, pelas 14h30, teve lugar a apresentação dos membros do Conselho Regional Sul, bem como dos Assistentes Regionais presentes, Frei José Silvestre (OFM) e Frei César Pinto (OFM Cap). Depois das saudações e apresentações a todos os Irmãos da Fraternidade, que se juntaram em número significativo, deu-se lugar ao diálogo fraterno.

Pelas 16h00 teve lugar a Eucaristia, na nossa Capela, juntamente com utentes da Casa de São Francisco, alguns familiares e amigos assim como os irmãos da Fraternidade presentes para o encerramento dos trabalhos em contexto da Eucaristia a que presidiu o Frei José Silvestre tendo como Concelebrantes o Frei César Pinto, um Sacerdote P. José Luís, da Diocese de Bragança-Miranda que veio visitar o nosso Assistente, e ainda o Frei Albertino Rodrigues, que em cadeira de rodas, devido ao seu estado de fragilidade pela cirurgia, não quis deixar de estar presente e Concelebrar. No momento pós Comunhão, o nosso Assistente pediu a palavra para agradecer aos Irmãos do Conselho Regional a visita Fraterna e Pastoral e a todos os Irmãos da Fraternidade que puderam estar presentes. Quis recordar que estas visitas são sempre um encontro de Irmãos, ao jeito de São Francisco de Assis, para olhar o menos bom e ajudarmo-nos mutuamente no sentido de continuarmos a caminhar na fidelidade ao Evangelho, à Igreja e à Ordem Franciscana Secular, no seu Carisma Franciscano de sermos Irmãos Menores e Consagrados no mundo. Também nesta altura a Irmã Ministra Regional, Paula Canário, fez o seu agradecimento aos Irmãos bem como a Irmã Vice-Ministra manifestou, ao nosso Assistente, o seu contentamento com o que pôde observar dos progressos de vida fraterna nestes últimos tempos.

A Fraternidade ofereceu ao Conselho Regional do Sul e aos Assistentes um exemplar do livro editado há uns anos em comemoração dos últimos 400 anos de história da nossa Fraternidade e do Hospital da Ordem Terceira de S. Francisco da Cidade, hoje Hospital da Ordem Terceira Chiado. O nosso Assistente quis recordar que esta Fraternidade começou a existir há oito séculos, neste espaço que outrora se chamava Monte Fragoso, ainda em tempo de São Francisco, apesar de não ser precisa a data da sua ereção canónica, como relatam documentos encontrados e registos de Irmãos Professos há muitos séculos.

No fim da Eucaristia seguiu-se, na Casa de S. Francisco, um lanche fraterno com todos os presentes que puderam estar. A despedida entre irmãos foi feita de forma muito agradável e fraterna sentindo todos que continuamos a caminhar no sentido de acolher aquilo que são os desafios e missão da Ordem Terceira de São Francisco para os tempos modernos. Assim São Francisco nos ajude. Paz e bem!

Irmão António Maria Baião (OFS)

Frei Albertino da Silva Rodrigues (OFM)