Visitados pelos Irmãos de Santarém
A reunião da nossa Fraternidade de S. Francisco da Cidade, no mês de fevereiro passado – dia 15 – foi uma reunião alargada e enriquecida com a presença de alguns Irmãos da recém ereta Fraternidade de Santarém. Foi para todos nós um dia muito enriquecedor e onde pudemos, tal como já antes acontecera com a visita dos Irmãos da Fraternidade de Santo António da Sé (Lisboa), experimentar o verdadeiro sentido de sermos Fraternidade para além da nossa Fraternidade, passo a repetição. Uma Fraternidade onde todos, sejamos de onde quer que sejamos, se sentem unidos no mesmo ideal e Consagração que nos leva à mesma missão de ser imitadores de Francisco de Assis no mundo.
Apesar da nossa Fraternidade este ano ter como programa de formação a pessoa, vida e mensagem de Santo António, no oitavo centenário da sua Vocação Franciscana, para que este encontro com os Irmãos de Santarém não fosse para eles descontextualizado no momento formativo, decidiu o nosso Conselho, aceitar a proposta do Assistente, Frei Albertino Rodrigues (OFM) de fazermos uma formação que pudesse ser importante para todos, a saber “Natureza e identidade da OFS na Igreja”, utilizando as modernas tecnologias de comunicação e visualização.
Segue-se o testemunho enviado pelo Irmão Ministro da Fraternidade de Santarém e, por isso, a nossa Fraternidade aceita-o como notícia e crónica deste encontro.
Obrigado aos Irmãos de Santarém na pessoa do seu Ministro, o Ir. Nuno Coelho, pelo testemunho que se segue.
P’la Fraternidade de S. Francisco da Cidade,
Frei Albertino Rodrigues OFM
Visita da Fraternidade da OFS de Santarém à Fraternidade de São Francisco da Cidade – Lisboa
No passado dia 15 de fevereiro de 2020, a Fraternidade da OFS de Santarém visitou a Fraternidade de São Francisco da Cidade, em Lisboa. Da Fraternidade participaram sete Irmãos. Esta visita começou com o acolhimento feito pelos Irmãos do Conselho da Fraternidade de S. Francisco da Cidade, e depois, seguidamente, reunimo-nos na sala da Fraternidade, para uma apresentação individual de todos os Irmãos, momento de muita alegria por estarmos juntos. No sentido de nos situar onde estávamos, o Assistente Espiritual da Fraternidade, Frei Albertino Rodrigues (OFM) e a Irmã Vice-ministra Maria de Jesus Fraga, fizeram uma breve apresentação da história da Fraternidade e do hospital da Ordem Terceira Chiado. De seguida o Irmão Ministro da Fraternidade de Santarém fez também uma breve apresentação da Fraternidade recentemente reativada.
Fez-se a seguir uma visita guiada às instalações do Hospital da Ordem Terceira, da Casa de São Francisco (pequeno Lar de idosos) e da Capela onde se celebra a vida litúrgica da Fraternidade local. Durante esta visita foi notório o carinho, dedicação, entrega e serviço que estes Irmãos prestam aos utentes das diversas valências bem como dos funcionários ao serviço das mesmas.
Depois desta visita guiada tivemos um excelente e fraterno almoço no refeitório do hospital onde todos os pormenores estiveram presentes, de notar que até o vinho tinha o nome “Passos dos Terceiros”, um bom vinho alentejano.
Da parte da tarde, pelas 14h30, decorreu a reunião conjunta das duas Fraternidades, presidida pelo Irmão Ministro, António Belmar da Costa, que, não tendo podido estar durante a manhã, deu as boas vindas à Fraternidade de Santarém, agradeceu a nossa presença e convidou o Irmão Ministro de Santarém a estar ao seu lado na mesa da “presidência”. Depois destas boas vindas deu-se uma troca de lembranças entre Fraternidades, para que esta visita fique sempre lembrada. A Fraternidade de Santarém ofereceu um Registo com memória do Milagre da Eucaristia de Santarém e a Fraternidade de S. Francisco ofereceu o livro da História da presença dos Franciscanos neste lugar (Chiado) desde os tempos de S. Francisco e, por conseguinte, também da presença dos Terceiros neste lugar.
Deu-se de seguida lugar ao momento de Oração conjunta e depois o Frei Albertino fez a ação de formação com uma apresentação sobre “A Natureza e Identidade da OFS na Igreja”, que muito nos enriqueceu e em seguida deu-se uma partilha fraterna entre os Irmãos, ao qual se seguiu um lanche, com chá, café, bolos.
Pelas 16h30 teve lugar a Eucaristia na Capela que foi animada com cânticos, durante a Eucaristia o Frei Albertino Rodrigues rezou pelas Irmãs Clarissas de Santarém, e por todos os Irmãos da Fraternidade de Santarém, enviando um abraço fraterno para cada um. No momento pós-comunhão o Frei Albertino Rodrigues deu-nos conta de uma surpresa, que tinha preparado na capela, para a visita da Fraternidade de Santarém, que se prendia com a iluminação da imagem da Imaculada Conceição no Altar Mor, bem como foram colocadas, na parede antes da capela mor, as Imagens de Santo António, da Rainha Santa Isabel da Hungria e do quadro de São João Paulo II, este em memória da visita que fez o santo Papa à Igreja de Santo António de Lisboa. Foi para nós e para muitos Irmãos de Lisboa, um sentimento de muita alegria e uma enorme honra esta surpresa.
No fim da Eucaristia despedimo-nos agradecendo o dia que nos proporcionaram e pedimos ao Pai S. Francisco que nos ajude sempre a caminhar na Paz e no Bem.
P’la Fraternidade da OFS de Santarém,
Irmão Nuno Coelho, Ministro da Fraternidade.
Acesso Multimédia
AGENDA DA FRATERNIDADE
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
