Visitados pelos Irmãos de Santarém

15 Feb 2020

A reunião da nossa Fraternidade de S. Francisco da Cidade, no mês de fevereiro passado – dia 15 – foi uma reunião alargada e enriquecida com a presença de alguns Irmãos da recém ereta Fraternidade de Santarém. Foi para todos nós um dia muito enriquecedor e onde pudemos, tal como já antes acontecera com a visita dos Irmãos da Fraternidade de Santo António da Sé (Lisboa), experimentar o verdadeiro sentido de sermos Fraternidade para além da nossa Fraternidade, passo a repetição. Uma Fraternidade onde todos, sejamos de onde quer que sejamos, se sentem unidos no mesmo ideal e Consagração que nos leva à mesma missão de ser imitadores de Francisco de Assis no mundo.

Apesar da nossa Fraternidade este ano ter como programa de formação a pessoa, vida e mensagem de Santo António, no oitavo centenário da sua Vocação Franciscana, para que este encontro com os Irmãos de Santarém não fosse para eles descontextualizado no momento formativo, decidiu o nosso Conselho, aceitar a proposta do Assistente, Frei Albertino Rodrigues (OFM) de fazermos uma formação que pudesse ser importante para todos, a saber “Natureza e identidade da OFS na Igreja”, utilizando as modernas tecnologias de comunicação e visualização.

Segue-se o testemunho enviado pelo Irmão Ministro da Fraternidade de Santarém e, por isso, a nossa Fraternidade aceita-o como notícia e crónica deste encontro.

Obrigado aos Irmãos de Santarém na pessoa do seu Ministro, o Ir. Nuno Coelho, pelo testemunho que se segue.

P’la Fraternidade de S. Francisco da Cidade,

Frei Albertino Rodrigues  OFM

Visita da Fraternidade da OFS de Santarém à Fraternidade de São Francisco da Cidade – Lisboa

No passado dia 15 de fevereiro de 2020, a Fraternidade da OFS de Santarém visitou a Fraternidade de São Francisco da Cidade, em Lisboa. Da Fraternidade participaram sete Irmãos. Esta visita começou com o acolhimento feito pelos Irmãos do Conselho da Fraternidade de S. Francisco da Cidade, e depois, seguidamente, reunimo-nos na sala da Fraternidade, para uma apresentação individual de todos os Irmãos, momento de muita alegria por estarmos juntos. No sentido de nos situar onde estávamos, o Assistente Espiritual da Fraternidade, Frei Albertino Rodrigues (OFM) e a Irmã Vice-ministra Maria de Jesus Fraga, fizeram uma breve apresentação da história da Fraternidade e do hospital da Ordem Terceira Chiado. De seguida o Irmão Ministro da Fraternidade de Santarém fez também uma breve apresentação da Fraternidade recentemente reativada.

Fez-se a seguir uma visita guiada às instalações do Hospital da Ordem Terceira, da Casa de São Francisco (pequeno Lar de idosos) e da Capela onde se celebra a vida litúrgica da Fraternidade local. Durante esta visita foi notório o carinho, dedicação, entrega e serviço que estes Irmãos prestam aos utentes das diversas valências bem como dos funcionários ao serviço das mesmas.

Depois desta visita guiada tivemos um excelente e fraterno almoço no refeitório do hospital onde todos os pormenores estiveram presentes, de notar que até o vinho tinha o nome “Passos dos Terceiros”, um bom vinho alentejano.

Da parte da tarde, pelas 14h30, decorreu a reunião conjunta das duas Fraternidades, presidida pelo Irmão Ministro, António Belmar da Costa, que, não tendo podido estar durante a manhã, deu as boas vindas à Fraternidade de Santarém, agradeceu a nossa presença e convidou o Irmão Ministro de Santarém a estar ao seu lado na mesa da “presidência”. Depois destas boas vindas deu-se uma troca de lembranças entre Fraternidades, para que esta visita fique sempre lembrada. A Fraternidade de Santarém ofereceu um Registo com memória do Milagre da Eucaristia de Santarém e a Fraternidade de S. Francisco ofereceu o livro da História da presença dos Franciscanos neste lugar (Chiado) desde os tempos de S. Francisco e, por conseguinte, também da presença dos Terceiros neste lugar.

Deu-se de seguida lugar ao momento de Oração conjunta e depois o Frei Albertino fez a ação de formação com uma apresentação sobre “A Natureza e Identidade da OFS na Igreja”, que muito nos enriqueceu e em seguida deu-se uma partilha fraterna entre os Irmãos, ao qual se seguiu um lanche, com chá, café, bolos.

Pelas 16h30 teve lugar a Eucaristia na Capela que foi animada com cânticos, durante a Eucaristia o Frei Albertino Rodrigues rezou pelas Irmãs Clarissas de Santarém, e por todos os Irmãos da Fraternidade de Santarém, enviando um abraço fraterno para cada um. No momento pós-comunhão o Frei Albertino Rodrigues deu-nos conta de uma surpresa, que tinha preparado na capela, para a visita da Fraternidade de Santarém, que se prendia com a iluminação da imagem da Imaculada Conceição no Altar Mor, bem como foram colocadas, na parede antes da capela mor, as Imagens de Santo António, da Rainha Santa Isabel da Hungria e do quadro de São João Paulo II, este em memória da visita que fez o santo Papa à Igreja de Santo António de Lisboa. Foi para nós e para muitos Irmãos de Lisboa, um sentimento de muita alegria e uma enorme honra esta surpresa.

No fim da Eucaristia despedimo-nos agradecendo o dia que nos proporcionaram e pedimos ao Pai S. Francisco que nos ajude sempre a caminhar na Paz e no Bem.

P’la Fraternidade da OFS de Santarém,

Irmão Nuno Coelho, Ministro da Fraternidade.

17 Outubro 14h00 - Reunião da Fraternidade

03 Novembro 18h30 Reunião do Conselho
14 Novembro 11h00 - Reunião da Frat. - Orçamento 2021 14h00 - Reunião da Fraternidade
19 Novembro Bodas de Prata de PROFISSÃO PERPÉTUA Frei Albertino Rodrigues OFM Missa de ação da graças no hotc dia 21 sábado às 16h00