JOÃO VINAGRE NA CASA DO PAI

29 Aug 2020

No passado dia 16 de agosto de 2020, na Casa de S. Francisco, no nosso Hospital da Ordem Terceira, aos 79 anos de idade, o nosso Irmão João dos Santos Vinagre recebeu a visita da irmã morte, como Francisco de Assis lhe chamava.

O João pediu a Admissão a esta Fraternidade de São Francisco da Cidade – Lisboa (Ordem Franciscana Secular) no dia 14 de março de 2009, e aqui professou, depois do tempo próprio da formação inicial, no dia 10 de abril de 2010. Durante 10 anos foi uma presença amiga e fraterno, no dizer de muitos irmãos que com ele conviveram mais de perto tendo aceite alguns serviços Fraternos aos Irmãos.

Neste sentido, e depois de Eleito, aceitou o múnus de Ministro da Fraternidade de São Francisco da Cidade – Lisboa; no dia 19 de maio de 2013 (com 26 votos) dos Irmãos presentes na Assembleia Eletiva, tendo terminado o mandato no dia 22 de outubro de 2014.

Nos últimos tempos a sua saúde foi pregando algumas partidas que levaram o nosso Irmão a uma grande fragilidade na sua saúde física. Neste sentido, e na procura de bem acolher e cuidar com a dignidade e a fraternidade exigiam, o João foi acolhido e entrou na Casa de S. Francisco, hotc,  a 01 abril 2019, para tratamentos e cuidados continuados.

Foram muitos meses de sofrimento e fragilidade tendo falecido a 16 agosto de 2020. Como já aconteceu, a bandeira da Fraternidade foi hasteada a meia haste durante 24 horas em memória e homenagem deste nosso Irmão.

Certamente todos os Irmãos teriam muito a dizer ou escrever sobre o João. Eu infelizmente só me relacionei com o João mais nesta fase de fragilidade. E se quiserem escrever podem fazê-lo aqui se publicará.

Recordo a simpatia e acima de tudo a alegria que sempre manifestou aquando da sua entrada na Casa de S. Francisco. A alegria com a novidade de, para poder comunicar de forma mais fácil, de uma aprendizagem a lidar com as novas tecnologias, com um tablet, e a alegria ao ouvir a “máquina” a dizer o que ele escrevia como por exemplo “amo-te minha querida” e olhava para a Inês, sua esposa, com um sorriso lindo.

Depois a fragilidade foi fazendo com que isso se tornasse mais raro até não poder comunicar a não ser pela expressão do olhar que muito dizia.

Salientar, da minha parte o posso testemunhar aqui – e que já algumas vezes o testemunhei à nossa Irmã Inês – todo o carinho e cuidado que, mais uma vez é de justiça salientar, de toda a Equipa da Casa de S. Francisco. Nunca ouvi outra coisa que não fosse palavras de estímulo e de preocupação pelo cuidado e conforto do João, e isto era muito levado a sério.

Sempre o João ouvia um “bom dia” de todas, a começar pela Céu e pelas Enfermeiras que o mais rápido possível iam ao quarto do João para o cumprimentar e ver como estava. O cuidado e carinho de todas as nossas “assistentes operacionais” da CSF que cuidaram do João sempre com carinho e muito profissionalismo.

Salientar de forma muito especial, porque é de justiça que nestas horas tão difíceis se faça, a resiliência e o Amor testemunhado pela esposa, Inês, com aa sua presença constante e todo o carinho com que sempre a víamos a tratar o marido. Uma palavra de muita amizade e estima à Inês e família para que vejam este tempo de saudade como tempo de Graça porque o João vive já a plenitude de Deus e em Deus.

Quis o desígnio da vida, ou o desígnio insondável de Deus, que o João partisse em tempo de Covid – com todos os cuidados e as distâncias mesmo em celebrações – e em que a maior parte estávamos em férias e, por isso, fora de Lisboa. Não foi por isso que a Fraternidade esteve ausente, muitas foram as formas de manifestar a presença amiga e orante. Antes de sair para férias, três dias antes da morte, fui visitar o João e dei-lhe mais uma vez, a absolvição dos pecados.

No próximo sábado, dia 19 de setembro – e depois de combinado com a Inês -, celebraremos na habitual Eucaristia das 16h30, no hotc, Missa de trigésimo dia pelo nosso Irmão João Vinagre.

Como Assistente farei o respetivo assento da sua partida para o Céu no livro de registo dos Irmãos.

Que continuemos a sentir a presença uns dos outros e a manifestar da forma que for mais fácil a cada um

Peço desculpa pela pobreza e falta de qualidade das fotos aqui publicadas mas são as que tenho neste momento. Assim que for possível outras se publicarão aqui substituindo estas.

Que a todos Deus abençoe.

Fr. Albertino S. Rodrigues OFM

(Assistente da Fraternidade)

17 Outubro 14h00 - Reunião da Fraternidade

03 Novembro 18h30 Reunião do Conselho